A directora-geral do Fundo Monetário Internacional elogiou hoje a decisão da Reserva Federal norte-americana de começar a retirar os estímulos à economia e diz que irá rever em alta as projecções para o crescimento económico dos EUA.
“Vemos muito mais certeza em 2014” nos Estados Unidos, afirmou Christine Lagarde, referindo-se ao recente acordo orçamental nos Estados Unidos e aos últimos dados que indicam uma queda do desemprego e aumento do crescimento.
“Todos estes dados nos dão uma projeção muito mais forte para 2014, o que obriga a que revejamos as nossas previsões”, adiantou ainda, durante uma entrevista ao programa “Meet the Press” da televisão norte-americana NBC.
Os últimos cálculos do FMI, que remontam a outubro, apontam para que a economia dos Estados Unidos cresça cerca de 2,6% em 2014.
Christine Lagarde diz ainda que a decisão da Reserva Federal de reduzir para 75 mil milhões de dólares mensais o volume do programa de compra de obrigações nos mercados foi “muito bem comunicada” e que a moderação é um sinal de que o banco central norte-americano “tem mais confiança que a economia está a recuperar”.
/Lusa