A indigitação de António Costa como primeiro-ministro parece ser o único caminho que Cavaco Silva tem pela frente, mas não é exactamente assim, e o Presidente da República estará a ponderar não indigitar o governo socialista.
A SIC Notícias cita “várias fontes” para realçar que Cavaco Silva “tem muitas dúvidas sobre a viabilidade dos entendimentos feitos pelo PS com os partidos de esquerda”.
De acordo com esta estação, o Presidente da República poderá “exigir um tipo de acordo diferente e muito mais aprofundado”.
Cavaco Silva prossegue esta sexta-feira as reuniões com os parceiros sociais, antes de tomar uma decisão final.
Nos encontros que já manteve “fez perguntas sobre a possibilidade de manter um governo de gestão até ao Verão”, apurou a SIC Notícias.
O Presidente da República terá dúvidas quanto aos reais efeitos do programa de governo socialista no crescimento da economia e ainda receios relativamente às leis laborais.
Cavaco Silva, que já sondou os patrões, vai falar esta sexta-feira com a Arménio Carlos, da CGTP, e com Carlos Silva, da UGT. Tem ainda agendada uma audição com o presidente do Conselho Económico e Social, Luís Filipe Pereira, e com elementos da Associação de Empresas Familiares.
No início da próxima semana, o Presidente da República vai de visita à Madeira e, no regresso, pretende ouvir mais individualidades.
Depois será ainda necessário auscultar os partidos com lugar no Parlamento.
Assim, na melhor das hipóteses, só no final da próxima semana é que haverá uma decisão.
Pela frente, Cavaco Silva tem a possibilidade de indigitar António Costa, de manter Passos Coelho num governo de gestão ou de optar por um governo de iniciativa presidencial.
Petição contra governo do PS com apoio de BE e PCP
Para mais de 30 mil portugueses, é certo que o Presidente não deve dar posse a um governo socialista com o apoio de Bloco de Esquerda e PCP.
É esse o número de pessoas que já assinou uma petição que visa “não permitir um Governo do Partido Socialista com apoio de partidos extremistas (PCP e BE)”, conforme se pode ler no texto publicado no site Petição Pública.
Os autores da petição ainda evidenciam a “sede de poder incomensurável” de António Costa que “até se coliga com partidos da extrema esquerda para atingir o seu objectivo de ser primeiro-ministro esquecendo-se dos interesses de Portugal”.
No mesmo texto nota-se que só um governo de gestão ou de iniciativa presidencial “poderá manter o nosso país credível na Europa e no Mundo” e que só esse caminho será “justo para os portugueses que exerceram o seu direito de voto no dia 4 de Outubro”.
ZAP
Também existe uma Petição para o Presidente da República indigitar um Governo do Partido Socialista apoiado pelos partidos de esquerda (PCP, BE e PEV) com António Costa como Primeiro Ministro
http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT79075
Parece impossivel,mentalidades reduzidas,tacanhas nada mais-ok.
Acabei de a assinar.
+1 assinadinha de fresco
Ninguém pode saber se o “pudim” é bom ou mau sem o provar!…
Às vezes basta saber os ingredientes do pudim para o rejeitar de imediato. Ou saber quem o confecionou.
Sem o provar? Do PS “provei” o governo do Sócrates e chegou-me!!! Não quero mais a Troika em Portugal.
Basta olhar para as unhas de quem partiu os ovos… Afinal, legitimamente cada um prova, digo, come aquilo que quiser, já agora, não menos legítimo, quando, como e onde melhor lhe aprouver!
Eu cada vez fico mais banzado com o nível de cavalice das coisas que leio…
“uma petição que visa “não permitir um Governo do Partido Socialista com apoio de partidos extremistas (PCP e BE)”
Mas uma petição destas tem algum nexo ou alguma legitimidade institucional ou legal? Então os outros partidos existem mas não são válidos? Então agora uns partidos são mais legítimos do que os outros só porque alguém não gosta deles?.. Bem esta estupidez é de ir às lágrimas! O nível de presunção desta gentinha que num regime democrático acha que os partidos de que eles simpatizam têm mais direitos do que os outros… Isto é de gente mesmo estúpida! 30 mil aleijados mentais confirmados neste país… Bela estatística!
Alguma vez se admite que o Presidente tratasse algum partido com menos direito a intgrar governo por ser de Esquerda ou Direita? Então o PSD não se coligou com o nosso partido mais à direita? Quer dizer, na Grécia já o partido de Extrema Direita até se coligou com o da Extrema Esquerda. Em imensos países da Europa, temos partidos de extrema direita ligados ao poder… E aqui não havia de ser permitido um partido de Extrema esquerda poder sequer dar assento parlamentar ao Governo.
C’um catano!… Isto oscila entre a mais rasca das burrices e mais petulante das presunções!.. Tenho vergonha de que no meu país o número de cretinos assumidos chegue aos 30 mil!
Mentalidades reduzidas,tacanhas.improvisadas-ok.
Se se lembrar que houve 2 milhões de Portugueses que votaram, verá que há muitos que não assinaram, precisamente porque o texto é infeliz, e esse é o meu caso! Agora continuo a pensar exatamente de Costa, o que todos pensam! É uma golpada inadmissível e nunca terei respeito nenhum por ele se for PM.
A ser verdade que não dá posse a Costa, mais uma vez vem demonstrar que apenas é presidente dos portugueses que votaram PSD ou CDS, e mais uma vez mente sob juramento, pois jurou defender a constituição , e ser presidente de todos os Portugueses. Vai passar à historia como o pior presidente que a Republica Portuguesa alguma vez teve. Incluindo os da ditadura.
Tem toda a razão. Aliás eu penso mesmo que este homem não está bom da cabeça. Ele deveria era renunciar ao cargo. eE irá ficar na historia sem qualquer duvida como tendo sido O PIOR presidente de todos os tempos. Eu teria vergonha de ser da mesma familia. Quanto ao ser presidente de todos os portugueses, meu não foi nem é.
Só o que é seu é que presta… Aos outros resta-lhes o que não serve às suas eventuais vergonhas!
Percebe-se as linhas com que coze os seus padrões democráticos…
Naaaaa … o pior foi o Sampaio. Pelo menos que me eu lembre! Este pode parecer uma múmia e ter fanado uns patacos na SLN mas o Sampaio é o Ali Bábà! Querem saber onde andam os 40 ladrões? Começando no Abílio Curto e terminando no José Sócrates eles não faltam!
Essa é boa! Qdo o Jorge Sapaio demitiu um governo maioritário em plenas funções, do PSD, você não o pôs na linha… Veio o Sócrates depois sabe? Agora, ao contrário, pelos vistos você até quer o carmo e a trindade no largo dos roedores, por sinal falidos!
De acordo completamente! E digo mais, Craveiro Lopes, Carmona e Tomás tinham mas noção de Estado que o actual inquilino de Belém! Este é baixo, pequeno e kitsch! Uma caricatura do que deveria ser… matéria futura dos Gatos Fedorentos se inspirarem para uma série de Humor!
Este ainda acredita em vassouras que voam… ou contos de vigário..
Ai estes Portugueses em vez de se preocuparem com a situação do Pais e obriga-los a melhora-lo fazem petições a quem vão dar o tacho.
Quero ver seja quem for que governe se depois fazem petições para obrigar esse governo a apresentar as contas publicas ou melhor os gastos do estado por exemplo na televisão perante todos os Portugueses e todos os meses.
Isso sim era uma petição legitima e necessária ao Pais.
Este senhor de ar preocupado,está-se bem lixando para o país,
o que ele tem medo não é de os comunistas comerem criancinhas,
o que ele tem medo é,se entrar um novo governo de maioria de esquerda,vão ter de dar muitas respostas sobre os cambalachos em que estão envolvidos.(Negociatas,sr.presidente de alguns Portugueses) se não sabe viver em democracia demita-se! pois se fosse decente já o tinha feito!
Não precisou de ouvir ninguem para indgitar o governo minoritario da coligação.
Tristeza!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Aquela máquina dos cartazes… a funcionar! Tenham vergonha.
A ida do Cavaco à Madeira nesta altura, a confirmar-se, é uma cuspidela no Estado Português; um claro esperar que os mercados e as agências de rating comecem a pontapear os juros da dívida pública, para depois vir dizer… “desde a queda do Governo assistimos a uma reacção dos credores que eu, como presidente, não posso ignorar, e portanto…” sei lá que mais vai dizer o espécimen (a maldade não tem limites).
– Nos termos do n.º 1 do artigo 129.º da CRP: “O Presidente da República não pode ausentar-se do território nacional sem o assentimento da Assembleia da República ou da sua Comissão Permanente, se aquela não estiver em funcionamento”. Não a tem para ir a Angola, mas não carece dela para ir ver das cagarras. A cominação vem no n.º n.º 3: “A inobservância do disposto no n.º 1 envolve, de pleno direito, a perda do cargo”. Este parágrafo é apenas para ilustrar a maldade do sujeito.
– Em suma, ou este farrapo de homem começa a cumprir aquilo para que foi eleito (já na sexta-feira); ou entra claramente em ilícito constitucional e penal. E aí terá de ser a doer. Portugal não pode estar refém das peregrinas vontades de alguém que limpa o rabo à Constituição e ao Estado de Direito Democrático.
A Madeira não pertence ao território nacional? Será que já são independentes e eu ainda não sei…?
o cavaco retirou-se prá madeira para redigir a lei que proíbe idiotas de comentar nos jornais.
Vais ser bloqueado então. Talvez não aqui porque não é um jornal mas pronto. Nós sobrevivemos ao Sócrates na RTP também podemos sobreviver a ti.
O presidente já redige leis… Santa ignorância ou estupidez pura.!
Em vez de anarca, deverias chamar-te Analfa.
Tanta letra gasta para dizer tamanha estupidez. Ir à Madeira é sair de territorio Nacional?!?!?
A Madeira, infelizmente, ainda não é estrangeiro! Cá por mim resolvia bem o problema da dívida. Leiloava a Madeira e os Açores. Acho que entre Russos e Americanos podíamos conseguir uns 250 mil milhões de mocas!
Pagávamos a quem devemos, ficávamos com um pequeno excedente para o Costa estroinar, os madeirenses e açorianos ficavam felizes por finalmente serem estrangeiros e deixávamos de espetar lá dinheiro!
Era tudo a lucrar!!!
já encontrei por aqui hoje umas quantas parvoices tuas e não resisto mais á tentação de te conferir o titulo de IDIOTA IMBECIL DO DIA
Obrigado pá!! Onde vou receber o prémio?
Obviamente no tasko que ele frequenta.
A ambição desmedida e a forma como tudo fez para tentar chegar a PM, não olhando a meios para chegar aos fins, só pode dar numa coisa: O PR NÃO DEVE NUNCA INDIGITA-LO PRIMEIRO MINISTRO (nem à lei da bala).
Eles próprios fazem com que o Pais se divida, uma autentica vergonha desde os demissionários e todos os outros acabando principalmente no Presidente da Republica, chamam a tudo isto democracia, democracia era prende-los todos e fazê-los limpar sanitas até perceberem de uma vez o que é merda igual a que andam a fazer pois quem paga sempre as favas é o povo.
Petição contra o governo de gestão e pela indigitação de um governo PS, com apoio da esquerda já tem 50.000 assinaturas.
É uma vergonha o ponto a que isto chegou e o desrespeito de Cavaco pela democracia. Não nomear quem tem maioria assegurada para fazer governo e nomear outro/a que nem sequer se sabe se tem direito é uma afronta à maioria dos portugueses e um insulto aos deputados. Quem é Cavaco para pôr em causa os acordos firmados? Quem é Cavaco para tecer considerações sobre o programa do governo que é apresentado e aprovado na AR? Quem é Cavaco para achar que determinada pessoa pode ou não ser PM e com que apoios será? E se PCP e BE tivessem, sozinhos, maioria, mandava prender os seus dirigentes? Estão a ser dados perigosos passos no sentido de uma ditadura cavaquista. Só falta dizer que não haverá presidenciais, pois não há certeza de quem ganha ou, se ganhar quem Cavaco não quer, este recusar sair de Belém.
Quem e o cavaco? Já ouviu falar no carga de PRESIDENTE DA REPUBLICA? Ditadura cavaquista ahahahah coitado do homem, daqui a umas semanas já se foi. Anda toda a gente muito exaltada
É só ver as batatas, os alhos e cebola, os grelos aos saltos para a sopa das esquerdas inconciliáveis…
Se Cavaco só permite que chegue ao poder quem ele quer, que fará se as presidenciais forem ganhas por um candidato de quem ele não gosta ou desconfia politicamente, por exemplo, Sampaio da Nóvoa? Que faz Cavaco, recusa-se a sair de Belém? Marca novas eleições? Nomeia um presidente de iniciativa presidencial?
A avaliar por algumas das pérolas acima cada vez me convenço mais que uma grande parte dos meus concidadãos não passa um rebanho de ovelhas estúpidas (sem ofensa para os quadrúpedes) e só vêem o que o pastor lhes esfrega no focinho, pena que a estupidez não seja sujeita a imposto pois nesse caso o problema do deficit estava resolvido; será que algumas destas mentes brilhantes se deu ao trabalho de ler -ou pedir que lhes leiam porque provavelmente a sua capacidade de leitura se esgotará na TV guia para saber a que horas dá o big brother- a Constituição da Republica. Será que já pensaram que quando votam, em eleições legislativas, estão a eleger deputados que estes vão exercer em seu nome; na última vez que vi a definição de democracia era que esta era a vontade da maioria e se a maioria é constituída por 107 deputados e a minoria por 122 então acho, seguindo esta linha de raciocinio, que quem deveria governar seria o PAN pois só têm 1 deputado
O amigo Manuel pensa (e escreve) bem. Estou de acordo com o que diz. No entanto, e permita-me o desabafo, acho que as coisas não foram feitas muito às claras pelo Dr. Costa. Eu não tenho partido e como estava descontente com o governo do Passos Coelho, votei no PS. Mas nunca me passava pela cabeça que, perdendo as eleições, o partido se ia coligar com o PCP e com o Bloco de Esqueda. Acho que aqui o Dr. Costa fez mal. Devia ter ditto – preto no branco – que ia fazer isto. Por essa razão, senti-me um bocado anganado. Não gostei. Se fosse o Seguro -isso tenho a certeza – ele não ia cometer esta trafulhice de só, só para chegar ao poder, fazer as alianças que nunca disse que ia fazer. Repito, não gostei dessa parte. Não achei correcto por parte do Dr. Costa.
e quando o Passos Coelho se aliou ao Paulo Portas também avisou de que se ia aliar com o CDS na campanha
sentiu-se “anganado” porque não ouviu o que o homem disse durante a campanha eleitoral e ele foi bem explicito, reveja os vídeos e chegará à conclusão que não foi “anganado” enganou-se. quanto ao seguro o que acontece é que ele é igual a si, um PSD com problemas amorosos que vem curti-los pró colo dos socialistas. juntem-se ao sr. assaz assis e outros que tais e vão de vez para onde vos brifam mal mas onde se sentem bem.
A rotina das madrugadas correm-lhe mal! Em vez do percurso esperado aquilo sobe-lhe à cabeça e só lhe pode sair pela boca… Em salvas ao longo do dia.
Estive a ler com atenção alguns dos comentários. Grande parte deles não merecem sequer 1 segundo de atenção. Mas o seu comentários criou-me uma grande preocupação. A teoria da lei da estupidez !!!
Bom, neste caso Sr. Manel, o Senhor será provavelmente o primeiro signatário desta teoria, pois a sua teoria tem tanto de estúpida como de falsa.
Vejamos porquê ??
Como efectivamente disse, nas eleições legislativas, o sentido de voto elege deputados. Essa é a única coisa certa que disse. No entanto o Senhor, ocultou, certamente com algum propósito, que na verdade isso não acontece. Primeiro porque os grupos parlamentares dos partidos são obrigados, nas suas votações, a seguir as regras dos seus próprios partidos. São, como diz, carneirinhos.
Não passam disso mesmo.
Segundo, porque 99% da população, quando vota, vota num programa eleitoral de um determinado partido, ou mesmo, em alguns casos, na figura do seu lider, que no caso das eleições legislativas, tem muito relevo.
Como lhe disse 99% das pessoas desconhece o nome dos deputados.
E, na verdade, isso também não é o mais importante. Sabemos que esses Senhores (deputados), apenas votam onde o lider diz para votar. Tão simples quanto isto.
Portanto a sua teoria, tem tanto de barata, como de estúpida.
Respondendo no concreto, a aliança PSD/CDS nunca foi escondida dos Portugueses, e, portanto, quem votou, votou de uma forma consciente.
Já no caso do PS, BE, PCP/VERDES, PAN, isso não foi verdade. Aliás, alguns deles, pelas suas ideologias partidárias, sempre renunciaram tal situação, considerando-a impensável até à poucos dias.
E aqui, meu caro, é que está o enredo da questão.
Faz sentido na sua opinião nomear um governo que tem 107 deputados que congregam a mesma opinião (porque fizeram uma coligação), ou dar governo a 122 deputados eleitos, com ideologias, teorias e praticas tão distintas ??
Mais, se provavelmente o PS tivesse anunciados uma possivel coligação com o PCP e BE, provavelmente teria perdido votos, e, nesse caso, nem sequer estariamos a discutir este assunto.
Por conseguinte, a forma como tudo isto foi feito, não tem qualquer legitimidade, e é, portanto, uma forma selvagem de o Sr. Costa ter acesso ao poder.
E a isto, meu caro, é que eu chamo democracia.
Porque a democracia deve ser a verdade, e não a mentira…
E o Sr. Costa mentiu ao seu eleitorado, de forma escandalosa… de tal forma que no seio do seu proprio partido, existem muitas vozes discordantes.
Escrevo isto não para defender a coligação PAF, até porque para mim todos os politicos são fracos, essencialmente na memória.
Mas, não posso deixar de refutar determinadas ideias, as quais não tem nexo, e porque não correspondem à verdade.
Não tenho por hábito entrar em blogues para expressar a minha opinião,mas o que estou a assistir no meu País,deixa-me com saudades do 25 de Abril.Temos a infelicidade de termos um PR que passou grande parte do tempo adormecido,e que apesar de estar em final de mandato, resolveu assumir o papel de presidente do PSD,e não de todos os Portugueses.O que pretende Cavaco Silva ,ao ouvir tantas Confederações,Associações,etc,e ainda não ter ouvido o futuro PM Antonio Costa,a exemplo do seu procedimento com Passos Coelho,que foi indigitado de imediato(Dois pesos/Duas Medidas).Tenha pelo menos uma vez na vida vergonha na cara,e proceda de acordo com o que foi aprovado na AR, pela maioria parlamentar dos deputados,eleitos pela votação dos Portugueses. PF ajudem-me, alguem se lembra de algum partido que se tenha coligado no final das eleições para atingir maioria parlamentar,e o tivesse dito na campanha eleitoral.Esta é a nova argumentação transmitida pelos responsaveis da PAF, aos seus eleitores.Estes senhores sim,têm sede de PODER,pois se assim não fosse já tinham desaparecido.Os Portugueses nas ultimas eleições,foram excelentes, deram a vitória ao PAF ,somente por a Troika ter saido de Portugal,e sem maioria parlamentar,querendo outra governação que não a PAF. Ainda bem que nos vamos ver livres destes incultos e incompetentes.Viva PORTUGAL.
Oh Almeida, leia a constituição e perceba os procedimentos imputados ao cargo de Presidente. É claro que não basta ler com atenção… Não vá pelos moínhos de vento!
grande de ter sido o cabrito que este sr recebeu para a tudo custo tentar manter o governo colado as cadeiras mesmo contra a vontade da maioria do povo portugues nunca fez nada bem feito e ha-de acabar por sair da pior maneira e so ver as sondagens que o colocam abaixo de 0.
o meu comentário de nada serve, pois os meus conterrâneos acima acabaram de dizer tudo, 30 mil palhaços ou 30 mim burros, faziam-me cá um jeito a trabalhar para mim por 419,00€ sem descontos, ai rapaziada, era cá uma fesada, enriquecia só no primeiro ano, cumprimentos
Já tu por 419€ ficavas caro e só davas prejuízo! És como um peixe ornamental: comes mas não produzes nada! Os salários não se deviam subir por decreto!
sempre tive muitas dúvidas sobre a viabilidade deste 1/4 de presidente e infelizmente confirmam-se. vai terminar este papel pardo amarrotado dentro em pouco.
E depois, onde vais tu arrumar a língua?
… Já pecebemos oh rico, aquilo em vez de ir pa baixo sobe-te à cabeça. Prontos pá!
Resposta ao mikunfu. Quem é que me garante que burro e cretino não és tu e aqueles que pensam com tu.
É pena se este casamento não vai para a frente. Lê-se noutra notícia que ao fim de 4 dias já começa a haver divergências. Gostava mesmo de ver o costa a desgovernar com essa esquerdalhada (caviar) para ver o resultado. E para me fartar de rir. E ainda para Povo os ficar a conhecer melhor e em próximas eleições lhes dar uma forte cabazada…!
em que circunstancias pode o parlamento destituir o presidente?
quem o pode destituir se for encontrado em debilidade mental?
As dúvidas que actualmente se porão ao Presidente é que o tal dito acordo nem acordo chega a ser e muita gente entendida na matéria põe tudo isso em causa, parece estarmos perante uma confusão de vários acordos onde uns estão nuns e noutros não tudo apenas pela ganância do Poder mas na verdade trata-se de um assunto a sério onde está em causa o futuro do país que sobretudo o PS terá que encarar como tal para não cair na asneira de nos enganar de novo com mais uma visita da troika, se são assim tão sérios como afirmam uns e outros porque razão não apresentam um acordo que não deixe dúvidas a ninguém?.
Amigos existe o TERRORISMO RADICAL mas também existe o TERRORISMO DE ESTADO. Só pode ser este o caso deste individuo. A sua sanidade mental não o deixa comentar o que sabe , nem o deixa saber o que diz. Porra que continue com a sua pobrezinha e miserável REFORMA. KKKKKKKKKKKK
Colegas consigo ler e avaliar cada comentário que é um colosso.
Alguns colegas USERS e como o ZAP.aeiou são cá uma PALERMISSE que fico doido pela porcaria que escrevem e a ZAP pelo quem cala consente.
Cavaco pondera não indigitar Costa terrorismo de estado pequenino não podemos esperar melhor pela idade do interveniente.
encomendadas para destabilizar ou mais pra dar a entender aos mais distraídos que já há dicidencias.
Daqui de Londres até conseguimos ver mais claro e com outro distanciamento. Nós nunca vamos perdoar a esses de direita o facto de termos sido obrigados a emigrar. Vemos com bons olhos um governo de esquerda que nos permita durante os próximos 4 anos um regresso a Portugal
santosmadeira 15 Novembro, 2015 às 13:47 – Responder
Bom dia senhor representante dos Emigrantes em Londres, se está à espera de poder regressar a Portugal e ganhar o mesmo que agora recebe, acho melhor tirar o cavalo da chuva pois o tempo vai piorar……
O seu “terrorismo” psicológico de nora já cansa!
O seu “terrorismo” psicológico de nora já cansa!
que tal o cavaco fazer rifas?
Cavaco tem apenas uma oportunidade de terminar o seu fraco mandato com alguma dignidade e não indigitar nem Passos nem Costa. Deve escolher sim, um presidente que una o país e garantir o apoio do PS e PAF. A extrema esquerda quer a força estar no centro de decisão para provocar o caos e desordem pública. Depois do 25 de Abril ainda não tiveram qualquer oportunidade, porque iria ser agora?
O que se passa por aqui é exactamente o que se passa na assembleia, ninguém se entende e todos cospem no Pais que é o que menos lhes interessa.
Actualmente sentava o Passos, Costa, Jerónimo, Catarina e obrigava-os a levar o Pais para a frente sem sequer se envolverem nos partidos, o mal no Pais é precisamente os interesses partidários que se sobrepõem a este.
Os partidos sejam quais forem actualmente em vez de governarem para bem deste governam os interesses partidários e ponto final, venha o mais pintado por aqui dizer o contrário e de certeza absoluta que não é Português mas sim de um dos partidos.