Chineses partilham foto de ribeira portuguesa para dar sorte

3

docious / Reddit

A ribeira de Odeleite. Para os chineses, um dragão.

Uma imagem aérea da ribeira de Odeleite, no concelho de Castro Marim, em Portugal, já foi partilhada mais de 30 mil vezes numa rede social chinesa, a Weibo. Isto porque o curso de água faz lembrar os dragões da mitologia oriental e os chineses passaram a partilhá-la como amuleto da sorte.

A imagem não é nova, foi captada em setembro de 2014, mas só agora está a tornar-se conhecida.

Partilhada no Reddit por um utilizador chamado “docious”, a fotografia, que foi tirada numa viagem de avião entre Holanda e Marrocos, mostra um curso de água que faz lembrar um dragão azul, noticia o Shangaiist.

Sendo o dragão um símbolo auspicioso na cultura chinesa que representa valores como o poder e a força, a imagem está agora a circular nas redes sociais do país como uma forma de trazer sorte às pessoas.

Em apenas dez horas, a imagem com o nome “Rio do Dragão Azul” já foi partilhada mais de 30 000 vezes no Weibo, uma espécie de Twitter chinês.

Muitos pensavam mesmo que a ribeira estava localizada na China, só percebendo depois que afinal era portuguesa.

Valter Matias, presidente da Junta de Freguesia de Odeleite, falou com o jornal Sul Informação e explicou que “esta questão do dragão sempre foi falada e pode vir a ter impacto em Odeleite”, cita o Diário de Notícias.

O Plano de Ordenamento da Barragem vai ser discutido em breve e este fator pode ser um elemento importante a ter em conta.

“Fazer um passeio num barco a remos ou em canoa no ‘Lago do Dragão Azul'” podem vir a ser planos para captar mais turistas, diz o presidente.

E sim, faz mais sentido chamar o curso de água de “lago” e não de “rio” como têm vindo a fazer os fãs da fotografia.

“Foi a barragem de Odeleite que deu origem a esta configuração. Se é para mudar o nome, o Lago do Dragão Azul faz mais sentido”, explica o autarca.

Como diz o jornal chinês, pode ser que “esta coincidência traga sorte a Portugal”, já que o país “tem de pagar 16 mil milhões de euros ao FMI no próximo ano”.

ZAP / Move

3 Comments

  1. Pelo menos já vai dar sorte àqueles que visualizaram a imagem, como o mundo vai acabar dia 28 pelo menos ainda cá ficarão alguns sobretudo chineses com os olhos em bico é claro sem saberem muito bem porque lhes saiu a sorte grande.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.