As forças de segurança do Bangladesh detiveram hoje três homens, suspeitos de serem militantes islâmicos. um dos detidos é um cidadão britânico que a polícia diz ter sido o ‘cérebro’ por detrás do homicídio de dois conhecidos ‘bloggers’ ateus.
Um porta-voz do RAB, o Batalhão de Resposta Rápida da polícia local, informou que Touhidur Rahman, de 58 anos, foi detido, e que dois outros “membros ativos” da Ansarullah Bangla, organização banida em maio após uma série de assassinatos de ‘bloggers’.
“Detivemo-los hoje na capital. Podemos confirmar que Touhidur Rahman é um cidadão britânico de origem bangladeshiana”, revelou Maksudul Alam, o porta-voz do RAB, à AFP.
“Foi Touhidur Rahman quem planeou os ataques contra os bloggers Avijit Roy e Ananta Bijoy Das”, revelou Alam.
Os escritores ou bloggers que defendem o secularismo no Bangladesh e a separação entre a religião e a política têm sido alvo de organizações extremistas islâmicas, que pretendem a instauração de um estado baseado na Sharia, o “direito islâmico”.
A primeira vítima desta série de atentados foi Avijit Roy, fundador do ‘Mukto Mana‘, site que se opunha ao fundamentalismo religioso.
Roy foi assassinado em Fevereiro quando regressava a casa com a mulher, vindo de uma feira do livro.
Washiqur Rahmad, escritor laico que se revoltou nas redes sociais contra o assassínio do fundador do ‘Mukto Mana’, foi assassinado em Março.
Ananta Bijoy Das, blogger ateu de 33 anos que defendia o secularismo e escrevia para o ‘Mukto Mana’, foi assassinado em Maio, quando se dirigia ao banco, por quatro homens com catanas e com as caras tapadas.
Em declarações à Reuters, horas antes da morte de Bijoy Das, a viúva de Roy, Rafida Bonya Ahmed, tinha classificado o assassinato do marido como um “acto de terrorismo global”.
ZAP / Lusa
O compartilhamento dessas ocorrências é importante para que se previna novas agressões como vemos em:
http://saudepublicada.sul21.com.br/2015/01/26/encerrando-o-debate-com-flavio-aguiar-incluindo-editorial-do-charlie-hebdo-sobre-laicidade/