O fundador do site de venda de drogas Silk Road, criado em 2011, foi esta sexta-feira condenado a prisão perpétua em Nova Iorque, nos Estados Unidos.
Ross Ulbricht, de 31 anos, que lançou o portal em 2011, tinha reconhecido em fevereiro a culpa em crimes como o branqueamento de capitais e tráfico de estupefacientes.
O site, por vezes chamado de eBay da droga, operava na dark web, a internet profunda inacessível aos motores de busca como o Google, e permitia comprar heroína, cocaína, LSD e outros produtos ilegais, bem como documentos falsos.
As transacções eram efectuadas através da moeda virtual bitcoin, e, com o uso da rede de IPs anónimos Tor, o site garantia o anonimato de dezenas de milhares de compradores em todo o mundo.
De acordo com a acusação, Ulbricht mantinha o Silk Road sob o apelido de “Dead Pirate Roberts”, inspirado no filme de 1987 “The Princess Bride”.
Quando foi encerrado pelo FBI em outubro de 2013, o site tinha já gerado cerca de 63 milhões de euros em vendas – com 3,7 milhões de euros em comissões para o serviço.
ZAP / Lusa
Lá não brincam com a justiça como aqui. Este não trafica mais.
“dark web” sempre tem rasto, é mais visível do que o silêncio de gabinetes, de conversas ao repasto ou em rede radio-eléctrica
Não, não brincam… hahaha…
Este que o diga: http://en.wikipedia.org/wiki/O._J._Simpson_murder_case
…Muitos milhões fora da economia!