9 dicas: DGS ensina-nos a comer bem a gastar menos

Saber planear e comprar bem, escolhendo as opções mais económicas sem perder a qualidade nutricional das escolhas alimentares, é fundamental. A DGS criou 9 regras para apoiar a adoção de uma alimentação saudável e, ao mesmo tempo, promover uma gestão mais eficiente dos custos com a alimentação.

O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS), da Direção-Geral da Saúde (DGS), sugere 9 estratégias práticas que visam apoiar o concílio de uma alimentação saudável e uma gestão mais eficiente dos custos.

A primeira regra que o consumidor deve ter em conta é planear; e, por isso, as listas de compras são fundamentais, para comprar apenas o que precisa. Já dentro do supermercado é importante escolher os alimentos da época, uma vez que costumam ser mais baratos.

A segunda estratégia definida é fazer mais cozinhados de panela, por terem a vantagem de juntar uma variedade ingredientes, permitindo adicionar menores quantidades de carne ou peixe.

Em terceiro lugar vem a comparação dos preços afixados em embalagens com diferentes quantidades. Por exemplo, por regra, comprar a embalagem de quilo compensa face à compra de frações menores.

“O todo é mais barato do que as partes” é a quarta estratégia. Por exemplo, “se optar por um frango inteiro e pedir para cortar em partes à partida será mais barato. A venda de peito de frango embalado custa, em média, 6,52 o quilo. Já o frango inteiro é a 2,57 o quilo (duas vezes mais barato).

A quinta recomendação é o uso de ovos e leguminosas como fontes de proteína, nalgumas refeições semanais.

A sexta regra é o recurso à sopa como solução mais económica.

Em sétimo vem a escolha de fruta e hortícolas mais baratas.

A oitava é aproveitar as sobras de refeições para evitar o desperdício alimentar. Aqui, há muito espaço para a criatividade.

A nona e última regra é sobre a importância da água, pelo que é recomendado beber oito a dez copos da torneira por dia. O consumo de água deve substituir o de bebidas refrigerantes e alcoólicas.

No final do documento, a DGS partilha várias sugestões de receitas saudáveis, práticas e económicas para toda a família.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.