
A caminhada consiste em andar logo após uma refeição, de forma a diminuir o inchaço e melhorar a digestão. Os médicos confirmam os seus benefícios.
Uma nova tendência peculiar chamada “caminhada do peido” está a fazer furor nas redes sociais, mas, apesar do nome engraçado, os especialistas médicos afirmam que este hábito viral tem suporte científico.
Uma tendência refere-se a uma curta caminhada — geralmente realizada até uma hora após uma refeição — que, segundo os defensores, alivia o inchaço, os gases e outros desconfortos digestivos.
Embora o termo seja novo, a prática não o é. Há muito tempo que os médicos recomendam caminhar após as refeições para auxiliar a digestão, controlar os níveis de açúcar no sangue e promover a saúde intestinal em geral.
@mairlynthequeenoffibre The #fartwalk lady is me. I’m mostly on instagram as Mairlyn Smith so I didn’t know i was that cool over here 😂 #fartwalk #fartwalker #farts ##hearthealthy #guthealthy #diabetesawareness #agingwell #aging ♬ original sound – mairlynthequeenoffibre
“Sentir-se inchado após uma refeição é comum”, explica David D. Clarke, gastroenterologista e professor emérito da Universidade de Saúde e Ciência do Oregon, à Time. O clínico explica que caminhar estimula o peristaltismo, as contrações musculares em forma de onda que movimentam os alimentos e os gases pelo trato digestivo, ajudando a aliviar o inchaço e a flatulência.
Os médicos concordam amplamente que as caminhadas após as refeições proporcionam benefícios significativos para a saúde. Shawn Khodadadian, da Manhattan Gastroenterology, afirma que as caminhadas leves a moderadas ajudam a estimular a digestão, promovem movimentos intestinais regulares e podem até aliviar a obstipação.
“Caminhar promove contrações musculares no estômago e nos intestinos, o que pode levar a arrotos e gases”, diz Clarke, acrescentando que também ajuda a reduzir a azia, eliminando o ácido do estômago mais rapidamente, embora algumas pessoas possam apresentar refluxo se tiverem músculos esofágicos fracos.
Pessoas com problemas gastrointestinais, como a síndrome do intestino irritável ou a síndrome metabólica, podem beneficiar particularmente destas caminhadas. Além disso, caminhar após as refeições ajuda a regular o açúcar no sangue, sendo especialmente útil para pessoas com resistência à insulina ou pré-diabetes.
Os benefícios não se limitam à digestão. Khodadadian observa que as caminhadas com puns também podem melhorar a saúde cardíaca, a circulação, a pressão arterial e até o bem-estar mental. “Os exercícios aeróbicos como as caminhadas podem reduzir o stress e a ansiedade, melhorando o sono e aumentando os níveis de substâncias químicas reguladoras do humor, como a serotonina e a dopamina”, afirma.
Os especialistas recomendam começar com uma caminhada de 4 a 5 minutos após as refeições, embora 30 a 60 minutos diários ofereçam maiores benefícios. Pessoas com problemas de saúde como artrite ou problemas cardíacos devem consultar um médico antes de iniciar qualquer nova rotina de exercício.