Novo gel elimina as infeções dos ouvidos em 24 horas com uma só aplicação

O gel é mais eficaz do que os antibióticos tradicionais devido à sua capacidade de penetrar o tímpano e chegar ao local da infeção.

Os cientistas desenvolveram um novo tratamento em gel que curou as infeções do ouvido em testes com animais com uma única aplicação. A descoberta, relata num estudo publicado na ACS Nano reacende a esperança de uma alternativa mais rápida e segura aos antibióticos.

As infeções do ouvido, especialmente comuns em bebés e crianças, são normalmente tratadas com antibióticos orais ao longo de vários dias. Estes tratamentos podem causar efeitos secundários como perturbações gástricas ou infeções fúngicas e as infeções podem voltar ou tornar-se resistentes aos antibióticos.

Agora, uma equipa de investigadores liderada por Rong Yang criou um gel medicamentoso que, quando aplicado uma vez no ouvido externo, curou infeções de ouvido em chinchilas — animais cujas orelhas se assemelham muito às orelhas humanas em termos de estrutura e resposta ao tratamento — em apenas 24 horas.

A principal inovação reside na capacidade do gel de administrar antibióticos através do tímpano, que tradicionalmente atua como uma barreira. Os investigadores encapsularam o antibiótico ciprofloxacina no interior de lipossomas com carga negativa e combinaram-no com um hidrogel sensível à temperatura. Uma vez aplicado, o gel solidifica, permitindo que o antibiótico se desloque de forma constante através do tímpano até ao ouvido médio, visando diretamente o local da infeção.

Surpreendentemente, a equipa descobriu que os lipossomas carregados negativamente eram mais eficazes do que os carregados positivamente, normalmente utilizados na administração de medicamentos. Este sucesso é atribuído às células imunitárias envolvidas na resposta à infeção, que parecem ajudar ativamente a atrair os lipossomas carregados negativamente, explica o SciTech Daily.

Em experiências controladas, todas as chinchilas tratadas com o gel de lipossomas com carga negativa ficaram completamente livres de infeções em 24 horas. Também não mostraram sinais de inflamação do tímpano ou de recorrência da infeção após sete dias. Em comparação, apenas 25% dos animais tratados com um gel com um antibiótico livre e 50% tratados com um gel de lipossomas com carga positiva apresentaram uma recuperação total.

“Este é um grande passo em frente”, disse Yang. “Um tratamento de dose única pode reduzir o fardo para as famílias e ajudar a travar o aumento da resistência aos antibióticos, melhorando a adesão dos doentes”.

A equipa está agora a trabalhar na transposição das suas descobertas do laboratório para o uso clínico, aumentando a esperança de que esta inovação possa em breve trazer alívio a milhões de crianças em todo o mundo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.