Acesso grátis à Internet de Musk em qualquer lugar do Mundo. Eis os 50 telemóveis compatíveis

T-Mobile

A Starlink, de Elon musk, em parceria com a T-Mobile, deu início à fase de testes do seu serviço gratuito de Internet via satélite. Não importa qual seja a sua operadora, “se conseguir ver o céu, tem ligação”, diz um post da T-Mobile.

Está já em fase de testes a revolucionária iniciativa da Starlink que vai permitir que utilizadores de todo o mundo se liguem à Internet sem depender da cobertura móvel tradicional.

O novo serviço, uma aliança estratégica entre a rede de satélites da SpaceX e a operadora de telecomunicações T-Mobile, pode dar início a uma nova era na conectividade global, diz o El Confidencial.

A proposta baseia-se em oferecer ligação à rede através de satélites de órbita baixa em locais onde não existe infraestrutura terrestre. Em 2020, a SpaceX deu acesso antecipado à rede Starlink a uma tribo indígena isolada, no estado de Washington.

Quando um dispositivo compatível não tiver cobertura, ligar-se-á automaticamente à rede Starlink, sem necessidade de antenas ou equipamentos externos.

A cobertura está para já limitada a funções essenciais, como envio de mensagens de texto, partilha de localização ou contactos com serviços de emergência, devendo nos próximos meses ser estendida a chamadas de voz e navegação na web.

O serviço irá estar disponível “para qualquer pessoa, com qualquer operadora”, em qualquer parte do mundo — por muito remota que seja. “Se conseguir ver o céu, , tem ligação”, diz um post da T-Mobile no X/Twitter.

 

Telemóveis compatíveis

Por enquanto, a compatibilidade do serviço está limitada a cerca de 50 modelos das principais marcas do mercado, que devem ter instalada a versão mais recente do sistema operativo para garantir o acesso ao sistema de satélites.

Os telemóveis que atualmente fazem parte do programa são:

  • Samsung: Galaxy A14, A15, A16, A35, A53, A54, S21 FE, S21, S21 Plus, S21 Ultra, S22, S22 Plus, S22 Ultra, S23, S23 Plus, S23 Ultra, S23 Fan Edition, S24, S24 Plus, S24 Ultra, S24 Fan Edition, S25, S25 Plus, S25 Ultra, Z Flip3, Z Flip4, Z Flip5, Z Flip6, Z Fold3, Z Fold4, Z Fold5, Z Fold6, Galaxy X Cover6 Pro.
  • Apple: iPhone 14, 14 Plus, 14 Pro, 14 Pro Max, iPhone 15, 15 Plus, 15 Pro, 15 Pro Max, iPhone 16, 16 Plus, 16 Pro, 16 Pro Max.
  • Motorola: Razr 2024, Edge 2024, Moto G Stylus 5G 2024, Moto G Power 5G 2024, Moto G 5G 2024.
  • Google: Pixel 9, Pixel 9 Pro, Pixel 9 Pro XL, Pixel 9 Pro Fold.
  • T-Mobile: REVVL 7 5G e REVVL 7 Pro 5G.

Os telemóveis ligados ao serviço irão mostrar no ecrã o aviso “T-Mobile SpaceX” ao aceder à rede satélite. Esta ligação é ativada automaticamente ao sair da área de cobertura da operadora tradicional.

Não é necessária a instalação de antenas nem assinatura específica do serviço.

O teste piloto, para já apenas acessível a utilizadores nos Estados Unidos, está aberto a qualquer utilizador, independentemente do seu operador de telemóvel. Para participar, é necessário registar-se na página oficial da T-Mobile através de um formulário online.

Após a inscrição, a empresa envia um e-mail ao utilizador para o informar se foi admitido no programa. A partir desse momento, poderá desfrutar de acesso gratuito à Internet em áreas onde não exista cobertura convencional.

Esta tecnologia foi concebida para oferecer cobertura em locais remotos, áreas rurais, desertos, montanhas ou regiões afetadas por catástrofes. Além disso, tem grande potencial como solução de emergência em situações em que as redes terrestres deixam de funcionar.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.