Manuel Fernando Araújo / LUSA

Luís Marques Mendes
Candidato à presidência da República defende acordo entre os dois maiores partidos, com base numa prioridade: estabilidade.
Vêm aí novas eleições legislativas, novamente antecipadas, e também se antecipa que pode sair desse acto eleitoral um Governo frágil, sem maioria absoluta.
Por isso, Marques Mendes acha que deveria ser assinado um acordo entre os dois maiores partidos: PSD e PS. Não para governarem juntos, mas para deixarem governar de forma estável.
“O que proponho não é um bloco central, não é uma geringonça“, começou por explicar o candidato à presidência da República, nesta quarta-feira.
“O que proponho é uma coisa que nunca aconteceu em Portugal: um conjunto de princípios, para garantir que um governo minoritário – seja de que partido for – consegue governar”, continuou Marques Mendes, à margem da cerimónia dos 15 anos dos serviços partilhados do Ministério da Saúde.
Depois, “as políticas são da responsabilidade de cada um. Aquilo (a acordo PSD-PSD) são apenas condições de estabilidade“, acrescentou.
Marques Mendes acha que o acordo “pode ser possível, ou não. Mas acho que hoje todos os portugueses, da direita à esquerda, já perceberam isto: a estabilidade é o bem mais inestimável neste momento para a governação em Portugal. Estabilidade, estabilidade, estabilidade”, reforçou.
Nesse sentido, deixa esta “proposta construtiva” para atingir esse objectivo.
Sobre o Serviço Nacional de Saúde (SNS), Marques Mendes acha que deve haver um novo modelo de organização e gestão. “Mas não se pode acabar com o SNS, que é uma peça fundamental num Estado social”, avisou.
Que grandessíssimo escroque, o Partido Social Democrata é mesmo medíocre, o Presidente Rui Rio disse por várias vezes quando foi líder do PSD que era necessário os dois maiores partidos – PS e PSD – chegarem a entendimentos para se efectuar as Reformas que Portugal precisa, e foi atacado por todos os lados dentro do próprio PSD, acusado de colaboracionismo, e agora aparece o dr. Luís Mendes que foi um dos que mais prejudicou o Presidente Rui Rio a dizer o mesmo que este último sempre disse.
O que é que PSD está apropor, acabar com a Oposição no Parlamento?
Está a propor que um partido dê “Carta Branca” ao outro? Mas afinal?!
O melhor mesmo, e o mais honesto para os portugueses é o PSD e PS se fundirem num unico partido.
Estes PSD´s tèm uns tiques que não lembra ao diabo. Há muito tempo que sei que os PSD são gente maluca, não reguçlam bem da cabeça, e aqui temos mais um exemplo.
Agora imaginem o que seria este como PR, o que não seria. Era jogadas atrás da cortina sem parar, que o que está a propor, e é nisso que os PSD´s são campeões.
Marques Mendes tu queres é o tipo União Nacional em que a oposição só existia n a A.R. para fazer número e tapar os olhos á Europa dizendo que Portugal tinha uma oposição representada, vai-te encher de moscas.