O que levou à catástrofe? A autópsia da reunião entre Trump e Zelenskyy

25

Jim Lo Scalzo / EPA

O Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, com Donald Trump e JD Vance

Membros do gabinete de Trump acusam Zelenskyy de falta de humildade e de ter ignorado os seus conselhos antes da reunião com o presidente norte-americano, numa espiral de birras e tomadas de posições que levou ao colapso da reunião. E até o traje militar de Zelensky foi “uma falta de respeito”.

Estaria tudo alinhavado para uma reunião produtiva, com vista a uma concertação de posições entre os EUA e a Ucrânia — e ao estabelecimento de um acordo comercial que permitiria aos norte-americanos ter acesso às terras raras ucranianas.

Mas o encontro resultou numa intensa troca de palavras entre os dois presidentes. Donald Trump ficou furioso, Zelenskyy regressou à Ucrânia humilhado e sem acordo.

Afinal, o que correu mal? O The Guardian faz este domingo uma “autópsia” da fracassada reunião.

Segundo o jornal britânico, na base do colapso estão a recusa de Zelenskyy em aceitar um acordo sem garantias de segurança (que estariam “implícitas”) e uma série de birras do irascível vice-presidente JD Vance.

Garantias de segurança

Membros do gabinete de Trump citados pelo The Guardian afirmam que o acordo sobre minerais constituiria um compromisso e uma garantia de segurança dos EUA, e que o líder ucraniano não deveria ter insistido no assunto.

Segundo fontes da Casa Branca ouvidos pelo jornal britânico, o gabinete de Trump sentiu-se frustrado por Zelenskyy ter insistido nas garantias de segurança, apesar de os EUA terem deixado claro que as iriam negociar mais tarde.

Os funcionários norte-americanos teriam dito aos seus homólogos ucranianos, antes da reunião, que Trump queria assinar uma parceria económica esta semana a nível ministerial, enquanto os assessores trabalhavam nos detalhes sobre as garantias de segurança.

Trump via o acordo sobre os minerais como a primeira fase de uma parceria económica mais ampla e disse aos seus assessores que isso mostrava que os EUA estavam efetivamente a assumir um compromisso de segurança, porque o acordo significaria que os EUA tinham um interesse na prosperidade económica da Ucrânia.

Tudo isso terá sido comunicado à Ucrânia — tal como o conselho dado a Zelenskyy na manhã de sexta-feira por alguns senadores para elogiar Trump e não litigar frontalmente a questão de querer garantias de segurança mais fortes.

Para os assessores de Trump, Zelenskyy não seguiu esse conselho no momento em que expressou ceticismo em relação à estratégia de JD Vance de procurar um acordo de paz com a Rússia.

Lição de história

Na opinião da Casa Branca, Zelenskyy tentou também dar uma lição de história ao vice-presidente dos EUA sobre a agressão da Rússia à Ucrânia, que começou em 2014 com a anexação da Crimeia.

A situação desencadeou uma espiral negativa na Sala Oval, diz o The Guardian:  JD Vance não gostou de ver as suas posições diplomáticas questionadas, pareceu encarar os comentários de Zelenskyy como um insulto aos EUA e respondeu: “Estou a falar do tipo de diplomacia que vai acabar com a destruição do seu país”.

A fúria com que Vance castigou Zelenskyy “por ser ingrato” parece ter tido assim origem no momento em que as opiniões pessoais de Vance e da sua equipa sobre o conflito na Ucrânia vieram ao de cima — arruinando uma negociação que estava a ser cuidadosamente preparada entre as duas partes.

Com efeito, Zelenskyy já nem era, afinal, um ditador.

Na quinta-feira, quando a perspetiva de concluir o acordo sobre os minerais era considerada mais provável, Trump minimizou o comentário que tinha feito a semana passada, quando chamou ditador ao presidente ucraniano. “Eu disse isso? Não acredito que tenha dito isso. Próxima pergunta”, disse Trump aos jornalistas.

Esse breve momento de leviandade, como lhe chama o The Guardian, mascarou a realidade: de acordo com duas pessoas informadas sobre o assunto, Trump tinha trabalhado com JD Vance no conteúdo do post “Zelenskyy ditador” na sua rede social Truth Social — que ainda está disponível.

JD Vance baseia a sua acusação no facto de Zelenskyy ter suspendido as eleições — ignorando aparentemente o facto de a Constituição da Ucrânia decretar que as eleições não podem ser realizadas durante um período de lei marcial, como o que existe desde que a Rússia lançou a sua invasão em grande escala em 2022.

Zelenskyy não se ajoelhou

Mas Zelenskyy terá também falhado, na perspetiva da Casa Branca, por não ter tido a humildade de elogiar Donald Trump.

Na semana passada, enquanto outros aliados dos EUA, como o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, e o presidente francês, Emmanuel Macron, elogiaram efusivamente Trump na Sala Oval, Zelenskyy adotou uma abordagem diferente e, talvez sem saber, chocou de frente com o ceticismo pessoal de Vance.

A reunião estaria, na verdade, condenada ao fracasso: nem sequer o dress code de Zelenskyy pareceu agradar à Casa Branca. “Hoje está todo aperaltado” comentou Donald Trump, quando cumprimentava Zelensky na sexta-feira, referindo-se à sua camisola preta de estilo militar adornada com o tridente ucraniano.

Desde o início da invasão russa em grande escala do seu país, em 2022, Zelensky tem evitado fatos, camisas e gravatas, mesmo em reuniões importantes com líderes mundiais e num discurso no Congresso dos EUA, recorda a BBC.

O líder ucraniano explica que a sua escolha de vestuário militar é uma demonstração de solidariedade para com os soldados que combatem o exército russo na linha da frente da guerra.

Há muito que a indumentária de Zelenskyy irrita os críticos da ajuda dos EUA à Ucrânia, mas depois de anos a servir de tema de conversa, o assunto ganhou relevo durante a reunião de sexta-feira, quando um repórter norte-americano acusou Zelensky de desrespeitar a ocasião por não usar um fato.

“Porque é que não usa um fato?” perguntou Brian Glenn, correspondente principal da Real America’s Voice na Casa Branca. “Está ao mais alto nível no gabinete deste país e recusa-se a usar um fato. Tem um fato? Muitos americanos têm problemas com o facto de não respeitar a dignidade deste cargo”.

Vou usar fato depois desta guerra acabar“, respondeu Zelensky, que se mostrou  agastado com a questão.

E agora?

Funcionários de Trump disseram em privado, no sábado, que Trump ainda quer assinar o acordo sobre os minerais. Após o fracasso da reunião, a Ucrânia tentou ainda salvar o acordo, e os assessores de Zelenskyy sugeriram que Trump se encontrasse com Zelenskyy a sós para acalmar as tensões.

Mas os funcionários de Trump recusaram a oferta, de acordo com duas pessoas familiarizadas com o assunto. A opinião do presidente norte-americano, logo após a reunião, era que seria pouco produtivo iniciar mais conversações porque Zelenskyy “não estava disposto a assinar um acordo de paz” com a Rússia.

Além disso, Trump parece não ter grandes incentivos para procurar um acordo para exploração das terras raras da Ucrânia, que afinal parecem não ser tantas como a Casa Branca achava, quando, do outro lado, Putin acena com milhões.

O caminho para a paz parece estar agora nas mãos da Europa. O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, revelou hoje que o Reino Unido, a França e a Ucrânia concordaram em trabalhar num plano de cessar-fogo para apresentar aos Estados Unidos.

“Concordámos que iríamos trabalhar num plano para parar a guerra e depois discutir esse plano com os Estados Unidos. É um passo em frente em relação a onde estávamos na sexta-feira”, afirmou, numa entrevista à BBC.

A decisão foi tomada no sábado à noite, depois de Starmer ter recebido o presidente ucraniano em Londres, e de falado ao telefone com o Donald Trump e com o presidente francês, Emmanuel Macron.

Starmer considera este “um passo em frente” após a batalha campal verbal entre Zelensky e Trump. Mas, para já, o presidente ucraniano lá terá que continuar a usar o seu traje militar adornado com o tridente azul e amarelo do seu país.

Armando Batista, ZAP //

25 Comments

  1. TIRANO INVASOR – Não se faz acordo com assassinos , reincidentes em crimes de agressão e invasão. Se os russos retirarem as tropas invasoras da UCRÂNIA então, não haverá necessidade de acordo. Como sentar numa mesa para conversar sobre acordos , se a Rússia não cumpre nem a assinatura, quanto mais a palavra ?! Enquanto houver forças e patriotismo , a UCRÂNIA lutará na defesa do seu território e é para isso que precisa de apoio para os irmãos da UE , e os Estados Unidos como a maior potencia mundial e defensora primordial dos princípios democráticos tem que está irmanado com a UCRÂNIA , dando todo apoio necessário para expulsar o invasor truculento e covarde É o que pensa, joaoluizgondimaguiargondim – [email protected]

    15
    2
    • E Zelensky vai ganhar se deus quiser. Com deus nosso senhor a seu lado, vai sair vitorioso como o nosso Dom Sebastião na batalha contra os mouros e deve lutar até ao último ucraniano vivo. É para isso que lhe estamos a dar armas.
      Temos de no juntar para parar o tirano Putin, porque se ele ganhar esta guerra, a seguir vai conquistar toda a Europa até Lisboa, ele tem de ser travado para o bem da humanidade.
      O Trump não tem visão e ainda não percebeu que depois de Putin conquistar a Europa vai de seguida para o USA. É por isso que ele tem de continuar a dar armas para a Ucrania. O seu antecessor Biden tinha esta visão, por isso e para proteger os USA desta ameaça forneceu armas à Ucrania. O Zelenky não tem de se vergar nem estar agradecido aos USA ou mesmo à Europa, porque ele o Zelensky está a sacrificar-se com o seu povo pelo bem de todos nós. Nós é que devíamos agradecer à Ucrania.

      11
      1
  2. o grande objetivo deste trump é ser um individuo como o Putin ter o poder total e poder enjaular quem não concorde com ele , dias sombrios pairam sobre os americanos

    14
    2
  3. O LOBO E O CORDEIRO – ESOPO , o gaulês LA FONTAINE o classifica como um dos maiores nomes da Grécia antiga , chegando a compará-lo com HOMERO , em sua fábula – O lobo e o cordeiro – nos dá um “pouquinho” de amostra sobre a INVASÃO da UCRÂNIA . Tem alguma coisa de tirania explícita e que faz sentido lermos e compreendermos a situação em que passa o Mundo Ocidental no momento atual. É o que pensa joaoluizgondimaguiargondim – [email protected]

    2
    1
  4. Já alguém reparou que Elon Musk se apresenta na Sala Oval da Casa Branca de boné e Jeans? será uma indumentária respeitosa para com o Presidente dos EUA dentro da Casa Branca? Ou será que esse facto serve para lembrar que quem decide e dá cartas é Elon Musk? Não nos podemos esquecer que foi ele quem financiou a campanha de Donald Trump. Dá que pensar…

    19
  5. A Ucrania perdeu a guerra. Continuar a não querer assinar nenhum acordo de paz é uma loucura. Zelenski não tem nada de empatia, solidariedade, humanidade; traço geralmente presente em filhos únicos. Birrou com Putin e tenta de todas as formas ver Putin debaixo dele. Está completamente alienado do sofrimento de milhões de Ucranianos que perderam filhos, pais, maridos e amigos na guerra!! Está ainda mais frio e cruel para com o sofrimento dos Ucranianos que ainda estão num campo de batalha de uma guerra que nunca vencerão e para com as mães que vêem os filhos serem arrastados á força para a frente de batalha!! Zelensky mostrou hoje a sua negligência para com o seu povo devido ao ódio que tem por Putin. Impossível haver acordo de paz com um drogado, egoísta e totalmente lunático como Zelensky. O povo Europeu quer paz e prosperidade nas suas vidas..! E isso não será conseguido enquanto continuarem a dar tempo de antena a este dictador, nem a elegerem palhaços como os que têm sido “eleitos” na Europa. Obrigado Trump e Vance por terem desmascarado este impostor em directo.

    6
    24
    • António, o que você escreve demonstra que drogado e lunático é você, até parece que foi a Ucrânia que evadiu a Rússia.

      15
    • Ah, o Zelensky é que é o ditador? Zelensky é que invadiu um país soberano? Vc ou não tem princípios nem respeito pelo direito internacional ou está todo baralhado. Ou então o drogado é você!

      13
    • Vive em que planeta? Então agora é assim? Um país invade outro, mas como devemos alimentar a paz vamos-lhes entregar a parte do país que eles quiserem. Ok.
      Os USA querem a Gronelândia, não podemos fazer guerra, entreguem!
      Os USA querem o Canadá, não podemos fazer guerra, entreguem!
      Os USA querem o canal do Panamá, não podemos fazer guerra, entreguem!
      A Rússia quer voltar à União Soviética, não interessa a liberdade dos países agora independentes, entreguem para que haja paz!
      Tenho pena de não ser seu vizinho, dava-me o seu quintal para não termos guerra.
      Abra os olhos e deixe de olhar para o seu umbigo.
      Todo o país tem direito à sua soberania e defesa do seu território.
      Não digo mais nada para não me enervar com tanta estupidez e insanidade junta!…

      15
    • Esse Putin é outro louco como o Hitler com umas fantasias do karalho de Dominar o Mundo. Na verdade Matam e Destroiem, São essa gente que trazem o Diabo dentgro de si

    • “António”: nome de código de mais um agente de propaganda de Putin nas caixas de comentários dos jornais ocidentais.

    • Acho que as pessoas ainda n\ao entenderam. Usando como exemplo, um gatuno que nos aponta uma arma e diz o dinheiro ou a vida. Nós e sem pensar duas vez e por uma questão de principio porque é um tirano que nos está a apontar a arma devemos dizer a vida. E devemos ser apoiados por todos, por esta decisão. Quem pensar o contrário deve ser punido e criticado. Se dermos a vida em vez da carteira então estes gatunos vão perceber que nada tem a ganhar. Outro cenário é o de apontar a arma a um dos nossos filhos, ai a resposta é a mesma. Se todos pensarmos assim compreendemos a posição da Ucrânia que vamos todos continuar a defender. Não se esqueçam que se o gatuno tiver sucesso e se ficar com a carteira a seguir podemos ser nós. É por isso que devemos valorizar o sacrificio da Ucrania. Tenho orgunho nos nossos politicos que partilham esta mesmo pensamento, demonstrando inteligência e bom senso.

  6. Os Estados Unidos querem e precisam de um acordo com a Rússia e estão-se nas tintas para a Ucrânia e para a Europa. Para Trump há três potências: os Estados Unidos, a China e a Rússia. O resto são vassalos actuais ou potenciais.

    10
    3
    • A Rússia uma potência? LOL
      Espanha tem um PIB quase tão grande como a Rússia pá.
      Essa avença em rublos que recebes para fazeres trabalhinho de propaganda nas caixas de comentários deve dar-te muito jeito, deve.

      4
      3
    • Tu é que és um vassalo a ideologias retrógradas. Regenera-te que já é tempo. Abre os olhos e liberta-te das correntes que te impedem de ver a verdadeira evolução da sociedade e dos tempos. Vê se melhoras a tua desorden mental. Tenta organizar aas tuas ideias e emoções para que possam ter uma forma organizada e coerente. De contrário, morres no teu mundo de ilusionismo patético.

    • Vamos ver os fatos no que respeita ao Putin, esse traidor. Em 2015 existe o acordo de Minsk 2, onde os separatistas apoiados pelos russos ficam a ganhar, e os Ucranianos ficam a perder. Todos nós ficamos descontentes quando ganhamos, não é. Os separatistas chateados porque ficaram a ganhar, atacam os Azov Ucranianos. Os Azov Ucranianos defendem-se, mas como estão sozinhos juntam-se ao governo Ucraniano. Mas é uma guerra injusta porque os separatistas tem o apoio dos Russos. É nessa altura que Zelensky tem a ideia brilhante de aderir à Nato.
      Resumindo como é que os Ucranianos podem confiar num acordo com os Russos.. Não entendo como é que o Trump não percebe isto e algumas pessoas tem dificuldade em perceber a inocência dos Ucranianos.

      2
      1
  7. O Zelensky foi atraido para uma emboscada.
    Terra Raras e um “amigo” foi o atractivo
    Uma vez lá chegado começou o ataque cerrado, a rebaixar, massacrar psicologicamente, e a difamar mundialmente o homem,
    Um amigo nao se comporta como o Trump ainda por cima em frente às TV e Imprensa.
    Quem quer a III Guerra é o PUTIN, o gajo é doido, quer ver o Mundo a arder, é um doente mental como os incendiarios que querem ver fogo.

    8
    3
  8. A palhaçada começa bem antes da discussão, quando se chama o líder de um pais em guerra, para assinar acordos comerciais, colocando (explicitamente ou não) essa assinatura como condição para a continuidade da ajuda que os EUA têm vindo a dar à Ucrânia.

    Nunca existiu do lado Americano intenção de fazer um acordo justo. Ou seria escandalosamente a favor dos EUA ou então não haveria acordo nenhum. Disso acho que ninguém duvida.

    Insultos de Trump a lideres de outros países têm sido frequentes. Ainda semana passada Macron foi obrigado a corrigir mentiras que Trump tentava fazer passar no encontro de ambos com a imprensa.

    Minha opinião? Fez muito bem Zelensky. Esteve MUITO BEM!!

    Se dúvidas houvessem, pelo menos agora, fica clara para o mundo a real posição dos EUA de Trump.

    4
    1
  9. Imagine-se chamar alguém que se encontra em dificuldades financeiras para uma entrevista e querer que a pessoa assine um contrato em que tem apenas as obrigações do trabalhador…que depois, quando opotuno, logo se tratava das condições salariais!

  10. Ainda dizem que as mulheres é que são muito emocionais. Perante uma opinião/vontade contrária, Trump e o asqueroso do seu Vice, comportaram-se como crianças birrentas e mal-educadas.
    A politica sempre foi um jogo sujo, mas esta gente não sabe mesmo “estar”. Por cá tb temos muitos assim…

  11. Trump queria uma de duas coisas: ou fazer o acordo dos minerais, sem garantias de segurança ou em geito de armadilha, fazer com que o presidente ucraniano se zangasse para depois o vir a culpar de não conseguir um acordo de paz com Putin (que ele, Trump, já sabe que não consegue). Zelensky, não foi na onda e manteve-se firme em não aceitar a jogada trumpista. Depois até a maneira como Zelensky, estava vestido, serviu para o atacar, de maneira cruel e estúpida. É preciso que se faça um cerco a este parvalhão, sem educação. A Europa que se una e cerre fileiras.

  12. Este Trump dizia que acabava com a guerra em três dias. Treta, treta, treta. Como ele sabe que não vai dobrar Putin, arranjou a estratégia de tentar culpar Zelensky pelo insucesso. Só que o presidente ucraniano já percebeu tudo. Aquela mixórdia trumpista na sala oval, foi um ensaio mas que Zelensky, inteligentemente, denunciou. Isso é que revoltou a seita trumpista.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.