/

O que fazem Os Galgos de Amadeo de Souza-Cardoso na nova série da Netflix com De Niro?

CV Netflix

A pintura "Os Galgos" de Amadeo de Souza-Cardoso na nova série da Netflix "Dia Zero".

A pintura “Os Galgos” de Amadeo de Souza-Cardoso na nova série da Netflix “Dia Zero”.

A nova mini-série da Netflix “Dia Zero” está a ser um sucesso e além de Robert de Niro como protagonista, mostra ao mundo “Os Galgos” do pintor português Amadeo de Souza-Cardoso.

O thriller político centra-se num ataque cibernético que lança o caos nos EUA, e revela um dos quadros mais conhecidos de Amadeo de Souza-Cardoso numa das cenas.

A pintura “Os Galgos” surge em evidência quando a personagem de Robert de Niro, George Mullen, que é o ex-Presidente dos EUA, recebe a actual líder da Casa Branca Evelyn Mitchell (Angela Bassett) no seu magnífico escritório.

Trata-se de uma réplica obviamente. O quadro original faz parte da colecção do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, que pode ser visitada em Lisboa.

Não se sabe quem escolheu Os Galgos para a série

A Netflix pode usar a obra sem pagar nada por isso, uma vez que é do domínio público.

As obras de arte entram em domínio público 70 anos após a morte do autor. Amadeo de Souza-Cardoso faleceu em 1918, e, por isso, as suas obras entraram em domínio público em 1988.

É um mistério quem escolheu a pintura como adereço para a cena da série da Netflix.

Nos últimos anos, várias séries de televisão, têm incorporado réplicas de obras de arte reais nos seus cenários. É uma forma de enriquecer a estética das produções, mas também dá a conhecer ao público obras de arte famosas e artistas renomeados.

As produções já contratam curadores de arte que trabalham especificamente para personagens de ficção em filmes e séries de televisão, esforçando-se por garantir que as obras exibidas nas suas casas e escritórios reflectem as suas personalidades e histórias.

Um desses exemplos é a francesa Fanny Pereire, que trabalhou como curadora de arte para a série “Succession” da HBO.

Os Galgos reflectem influência de Modigliani

Amadeo de Souza-Cardoso criou “Os Galgos” por volta de 1911. A obra foi uma das primeiras do pintor modernista a ser exibida no 27º Salon des Indépendants em Paris.

A pintura representa uma cena de caça, mostrando dois galgos, um branco e um preto, a observarem atentamente dois coelhos em pleno salto. A composição é marcada pela simplificação gráfica e pelas formas alongadas das figuras, influenciadas pela amizade de Amadeo com Modigliani, pintor e escultor italiano.

A obra destaca-se pelo uso de cores lisas, vibrantes e luminosas, e pela exploração do decorativismo, reminiscente do simbolismo ou da arte nova.

Estudos recentes revelaram a existência de duas pinturas debaixo da camada final de “Os Galgos”, representando uma mulher e uma cena pastoral com cavalos.

A pintura "Os Galgos" de Amadeo de Souza-Cardoso.

A pintura “Os Galgos” de Amadeo de Souza-Cardoso.

Susana Valente, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.