/

Tecnologia da nova bola do Mundial de Clubes vai ajudar árbitros a decidir mais rápido

A tecnologia do reconhecimento de inércia ajuda o videoárbitro a decidir em tempo real. Bola da Adidas foi apresentada esta semana.

A bola oficial do Mundial de clubes de futebol, esta sexta feira revelada ao público, está dotada de tecnologia de reconhecimento de inércia para apoiar as decisões pelo sistema de videoárbitro (VAR).

O objetivo, explica o comunicado da Adidas, é ajudar a informar sobre situações de fora de jogo, bem como a detetar toques pouco claros.

“A tecnologia integrada de conectividade na bola envia dados de unidades mensuráveis de inércia para o sistema de VAR, a uma velocidade de 500 instâncias por segundo, e em tempo real”, pode ler-se em comunicado da FIFA.

A bola chama-se Al Rihla e, de acordo com a Adidas, foi testada de forma rigorosa em vários clubes de futebol profissionais, nomeadamente na Taça Árabe da FIFA e no Campeonato do Mundo de Clubes da FIFA 2021 em Abu Dhabi.

Assim, a bola do torneio em que participarão FC Porto e Benfica enviará dados que, “combinados com dados de posicionamento de jogadores e a aplicação de inteligência artificial”, ajudam os árbitros presentes no videoárbitro “a tomar decisões quanto ao fora de jogo mais rápidas, ajudando a identificar o autor de cada toque na bola”, apoiando ainda na identificação de instâncias de mão na bola.

A bola, desenvolvida pela Adidas, apresenta ainda anunciadas inovações tecnológicas na ergonomia que lhe proporcionam “maior precisão de jogo”, com uma decoração alusiva ao país anfitrião, os Estados Unidos.

O Mundial de clubes, um formato inédito para 32 equipas, entre elas Benfica e FC Porto, decorrerá entre 14 de junho e 13 de julho, com 12 emblemas europeus, 11 da América e outros nove dos continentes africano, asiático e oceânico.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.