Cena de filme: café na Ucrânia tornou-se símbolo de resistência

Suspilne Zaporizhzhya / Anton Martynov

Café em Zaporizhia intacto após ataque russo

Clínica em Zaporizhia foi atingida por um míssil. Mas ali ao lado, um café continuou como estava, com direito a luzes de Natal intactas.

É um daqueles casos em que uma imagem vale mais do que mil palavras. Mas, mesmo assim, deixamos aqui um resumo.

Na semana passada, no dia 10 de Dezembro, um míssil destruiu uma clínica privada em Zaporizhia. Pelo menos 10 pessoas morreram e 22 ficaram feridas.

O governador local, Ivan Fedorov, avisou a Rússia que “não vai perdoar” o bombardeamento – que destruiu também um edifício de escritórios no centro de Vozesenivski.

Mas, ali ao lado, há um café onde… parece que nada aconteceu.

O café fica precisamente num dos edifícios destruídos mas continuou intacto, a trabalhar, com direito a luzes de Natal cá fora ainda a funcionar. Nenhum vidro destruído, ou nenhuma porta destruída, aparentemente.

A fotografia foi partilhada por Anton Martynov, editor que escreveu que esta é uma “foto simbólica de Zaporizhia”, cita o The New Voice of Ukraine.

“O café, conhecido por ter o melhor café filtrado, mantém vivo o espírito natalício, apesar do ataque com mísseis ao centro médico. Os russos pretendem intimidar, ignorando a futilidade das suas acções e as perdas civis”, continua Martynov.

A rádio Observador acrescenta que este café é agora um “símbolo da resistência da Ucrânia“.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.