A “jovem” promessa do futebol alemão, Youssoufa Moukoko, pode, afinal, não ser assim tão jovem como os documentos dizem. O pai declarou sob juramento que o jogador não nasceu a 20 de novembro de 2004, mas sim a 19 de julho de 2000.
A vida do internacional alemão Youssoufa Moukoko pode ter sido uma mentira até hoje.
Num documentário passado pela televisão alemã ProSieben, emitido esta sexta-feira, o pai do craque alemão ligado ao Borussia Dortmund fez revelações que chocaram o mundo do futebol.
Joseph Moukoko jurou não ser o pai biológico da “jovem” promessa alemão que, afinal, tem 24 anos e não 20.
“Consciente da punibilidade de uma declaração falsa, declaro sob juramento: Youssoufa Moukoko não é meu filho biológico, nem da minha mulher Marie Moukoko. Também não nasceu a 20 de novembro de 2004 em Yaoundé, nos Camarões” declarou o pai adotivo, citado pela Bild.
“Na verdade, ele nasceu a 19 de julho de 2000. Tornámo-lo quatro anos mais novo. Agora está registado como tendo nascido a 20 de novembro de 2004″, assumiu.
Moukoko é um tema sensível na Alemanha, desde que se começou a destacar nas camadas jovens. As suspeitas de que o jogador formado em Dortmund era quatro anos mais velho do que se dizia eram antigas.
De acordo uma investigação do jornal Bild, o jogador alemão é filho de um taxista camaronês, residente numa aldeia do pais, chamado Ousman Mohamadou. Nos Camarões, o Bild diz ter encontrado provas de que Moukoko nasceu em 2000 e não em 2004.
No bairro que terá visto nascer aquela criança, as pessoas confirmaram à imprensa alemã que o pai biológico do internacional alemão vivia numa aldeia próxima, habitada por Mohamadou e não por Joseph Moukoko.
“Jovem” prodígio com dois notáveis recordes
Em 2020, o ZAP também já tinha dado a notícia de um prodígio alemão de alegadamente 16 anos, que marcava mais de 40 golos por época. Já aí havia fortes suspeitas de que aquela não seria a verdadeira idade do jogador.
O seu pai (adotivo) afirmava várias vezes que o seu filho tinha nascido mesmo em 2004, garantido que os documentos oficiais são verdadeiros. No entanto, Joseph recusou a realização um teste de verificação de idade do futebolista.
Apesar de tudo (e até ver), Youssoufa Moukoko, atualmente, emprestado ao Nice, continua a ter 20 anos. O avançado já conta com 99 jogos pela equipa principal do Borussia Dortmund e dois pela principal seleção da Alemanha, tendo até marcado presença no Mundial do Catar em 2022 (com 18… ou 22 anos).
Como destaca o Zerozero, estas alegações podem comprometer dois notáveis recordes de Moukoko, que foi o mais novo de sempre a jogar na Champions League, à frente de Lamine Yamal; e, superando Florian Wirtz, foi o mais novo de sempre a marcar na Bundesliga (liga alemã).
O Borussia Dortmund já reagiu e em resposta aos órgãos de comunicação social reiterou a confiança nos documentos oficiais alemães que comprovam a identidade e a idade do jogador.
“Os pais biológicos de Youssoufa Moukoko são determinados com base em documentos oficiais de identidade e certidões de nascimento emitidos por uma autoridade alemã. Estes documentos continuam a ser válidos até hoje e constituem a base das autorizações e licenças de jogo para os clubes, tanto a nível nacional como internacional, bem como, naturalmente, para as seleções nacionais, como a equipa alemã de sub-21″, disse o diretor de comunicação do clube.