Vem aí um jogador que marca 40 golos por época; tem 16 anos (ou não)

Chama-se Youssoufa Moukoko, já se tem destacado – e de que maneira – nos escalões jovens do Borussia Dortmund. A partir desta sexta-feira pode jogar pela equipa principal, mas há dúvidas sobre a sua idade real.

Lewandowski, Haaland e agora Moukoko? O Borussia Dortmund continua a ser palco de goleadores de topo mundial e, depois do polaco agora ao serviço do Bayern Munique, surgiu o jovem norueguês e, já a partir deste fim de semana, Haaland pode ter ao seu lado outro goleador ainda mais jovem.

Chama-se Youssoufa Moukoko e nasceu nos Camarões. Mudou-se para a Alemanha quando tinha 10 anos e, depois de ser figura no St. Pauli, começou a jogar nos escalões de formação do Borussia Dortmund.

Mais de um golo por jogo, em todas as épocas

E basta olhar para os golos que apontou em cada temporada para perceber o que pode sair dali: em 2016/17, pelos iniciados do St. Pauli marcou 33 golos em 21 jogos; depois foi para Dortmund e marcou 40 golos na primeira época, 50 golos na segunda e 38 golos na temporada passada – sempre com 28 jogos disputados em cada época, ou seja, apresenta uma média bem superior a um golo por jogo. E uma média de 40 golos por temporada.

Já nesta temporada, apontou 13 golos em quatro partidas pelos juniores do Borussia e, por isso, há algum tempo que os adeptos do gigante alemão esperavam pelo dia 20 de novembro de 2020: o dia em que Youssoufa completou 16 anos e, por isso, já pode alinhar pela equipa principal de Dortmund. Desde o início deste ano que tem trabalhado com o plantel liderado por Lucien Favre, mas só nos treinos.

Na seleção aos 12 anos, mas depois “protegido”

O avançado já começou a jogar pelas seleções jovens da Alemanha desde 2017, começando a jogar logo nos sub-16 quando tinha… 12 anos. Logo no seu segundo jogo pela seleção alemã, marcou dois golos.

No entanto, algo invulgar aconteceu: os pais de Youssoufa, o Borussia e a federação alemã concordaram em não voltar a convocar o jogador para as seleções jovens nos compromissos seguintes. O próprio selecionador alemão dos jovens, na altura Michael Feichtenbeiner, explicou que o “grande interesse à volta do jovem nem sempre foi fácil para os familiares e para o jogado. Na fase atual, tendo em vista o seu desenvolvimento individual e a pedido da família, ficou decidido que Youssoufa não será chamado para as próximas partidas internacionais sub-17″, completou.

Terá 16 anos?

Mas a idade de Youssoufa é um assunto debatido desde então. Olhando para o seu poder físico, para a sua velocidade, e para a diferença de desempenho em relação aos colegas e adversários, a imprensa desportiva alemã tem levantado dúvidas à volta da sua idade real.

O seu pai tem afirmado (várias vezes) que o seu filho nasceu mesmo em 2004 e garante que os documentos oficiais são verdadeiros. No entanto, recusou a realização um teste de verificação de idade do futebolista.

Com ou sem dúvidas, Youssoufa Moukoko tem oficialmente 16 anos e vai ter milhões de olhos atentos ao que vai fazer na sua estreia pelo vice-campeão alemão. Para já, foi convocado para o duelo da Bundesliga entre Hertha Berlim e Borussia Dortmund, marcado para o final do dia deste sábado.

Nuno Teixeira NMT, ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

"Charlie" é o robô peixe-gato da CIA que permitiu pesquisas subaquáticas (e já realizou missões secretas)

De várias formas e tamanhos, os robôs têm sido sido muitas vezes usados por muitas entidades para trabalhos de pesquisa e investigação. A CIA não é exceção e por isso desenvolveu um peixe robótico chamado …

Possível obra de Banksy surge na parede de uma famosa prisão. Pode representar Oscar Wilde

Um graffiti possivelmente pintado pelo famoso artista de rua Banksy apareceu durante a noite no lado de fora de uma parede da prisão de Reading, no Reino Unido. Na madrugada desta segunda-feira, a obra foi avistada …

Na tentativa de tirar a selfie perfeita com um elefante, indiano acaba morto pelo animal

No passado domingo, dia 28 de fevereiro, um homem de 21 anos morreu enquanto tentava tirar uma selfie com um elefante. O animal andou a pairar por zona residencial e anteriormente já tinha matado uma …

Milhares de professores vacinados antes de médicos. Presidente do México acusado de fazer política com a vacinação

Milhares de professores do ensino público que lecionam nas zonas mais rurais do México foram vacinados contra o novo coronavírus antes dos profissionais de saúde que combatem a pandemia na mesma região. De acordo com …

Passageiros com documentos e teste de covid-19 falsificados detetados pelo SEF

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve, no domingo, no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, três cidadãos portadores de documentação falsa, dois dos quais na partida de um voo com destino à República da …

Coronadiktatur, Gesichtskondom, Fussgruss. Os alemães inventaram milhares de palavras novas sobre a pandemia

O confinamento de quase quatro meses na Alemanha não colocou restrições ao seu idioma de palavras multissilábicas. Os alemães inventaram mais de 1.200 novas palavras para descrever as regras e realidades da vida em tempo …

Ordem coordena vacinação de 4000 médicos "deixados para trás"

A Ordem dos Médicos vai vacinar cerca de quatro mil médicos que trabalham em hospitais e clínicas privadas e que, por algum motivo, não foram vacinados na altura devida. De acordo com um comunicado da ordem, …

A mais recente turbina eólica chama-se Wind Catcher e é portátil

Uma empresa dinamarquesa decidiu inovar e desenvolver uma turbina eólica portátil. O Wind Catcher é mais leve, mais poderoso e mais fácil de usar do que qualquer outro sistema de energia eólica no mercado. O Wind …

Spike Lee vai produzir série documental para o 20.º aniversário dos atentados de 11 de setembro

O realizador Spike Lee está a preparar uma série documental para estrear no 20.º aniversário dos atentados do 11 de Setembro, um "retrato sem precedentes" dos nova-iorquinos e da capacidade de recuperação depois da destruição …

Guru de investimentos, Warren Buffett, assume ter cometido um "erro"

O bilionário norte-americano Warren Buffett, considerado o "guru" dos mercados de investimento, assumiu ter cometido um erro quando adquiriu, em 2016, a Precision Castparts por 32,1 mil milhões de euros. Na carta que escreve anualmente para …