Rússia baixa a guarda (e muito) na ponte da Crimeia

VMorozoff / Wikimedia

Ponte Kerch, na Crimeia

Número de embarcações junto ao local é metade do que era há um mês. Não se sabe bem o que aconteceu às outras.

A ponte da Crimeia é um ponto de disputa entre Rússia e Ucrânia, desde os tempos em que nem se falava em guerra a esta escala.

No final de 2019, esta ponte Kerch foi inaugurada. Liga a Rússia à Crimeia. Foi totalmente construída pela Rússia, que ocupa a Crimeia desde 2014. Logo no primeiro ano estimava-se a passagem de 14 milhões de passageiros e 13 milhões de toneladas de carga (previsões feitas antes da pandemia).

Desde cedo originou reacções do Governo da Ucrânia, que iniciou uma investigação criminal, alegando violação das leis internacionais pela construção da ponte sem autorização de Kiev.

Já no decorrer da guerra, a estrutura passou a ser um importante ponto de passagem, de fornecimento, para os militares russos na Ucrânia.

Como se esperava, esta ponte também se tornou alvo de ataques ucranianos, sobretudo no Outono de 2022 e mais tarde a meio de 2023.

Continua a ser um dos pontos centrais no conflito e, por isso, e por causa dos ataques ucranianos, a Rússia começou a proteger de outra forma a ponte Kerch.

Já neste ano, entre Julho e Agosto, o Kremlin ordenou a colocação de 34 embarcações na água, naquela zona entre o Mar Azov e o Mar Negro.

No entanto, em apenas um mês, o número de embarcações reduziu para praticamente metade.

O The Kyiv Independent destaca que imagens de satélite mostram que, no dia 8 de Novembro, estavam lá as 34 embarcações.

No entanto, um mês depois, no dia 8 de Dezembro (domingo passado), e também graças a imagens de satélite, vê-se que só há 18 embarcações na mesma zona.

Não se sabe o que aconteceu, ou para onde foram, as outras 16 embarcações.

Também não se sabe porque, de repente, houve este claro “baixar de guarda” por parte da Rússia, naquela zona.

Ainda na sexta-feira passada, a Ucrânia lançou drones aéreos e marítimos precisamente na cidade portuária de Kerch, muito perto da ponte – onde o trânsito foi interrompido temporariamente.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.