Os “cornos” do autarca de Sintra eram para quem? Basílio Horta diz ser perseguido por “homem mau”

1

Pedro Nunes / Lusa

Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra

Basílio Horta, criticado pelo gesto polémico, diz ser filmado todos os dias há nove anos pelo “homem mau que está à porta e que morde os polícias”.

O presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, foi recentemente filmado a simular “cornos” com a mão direita, enquanto saía de carro da autarquia. Mas para quem eram dirigidos tais “chifres”?

As imagens divulgadas nas redes sociais já foram abordadas na Assembleia Municipal pela deputada Eunice Baeta, da Iniciativa Liberal, que condenou o comportamento e sugeriu que o autarca “se retratasse”.

Em resposta, o autarca acusou a liberal de ser “cúmplice de uma atitude absolutamente reprovável e indigna”, citado pelo Correio da Manhã, e sublinhou que o gesto não foi “ofensivo para ninguém”.

Ao mesmo jornal, Basílio Horta diz que o gesto foi dirigido a um amigo, mas revela que um misterioso “homem mau”, responsável pela captura em vídeo do polémico gesto, o persegue “todos os dias há nove anos”.

Segundo o socialista, o homem responsável pelas gravações tem um historial de comportamento problemático, incluindo desrespeito pelas autoridades e recusa de habitações oferecidas pela autarquia.

“É um vídeo feito à minha revelia todos os dias que eu saio da câmara, todos os dias que eu entro na câmara, por um homem mau que está à porta, que morde os polícias, que foi condenado a pena suspensa, que incomoda toda a gente com música altíssima”, disse ao matutino.

Aos 81 anos e no final do seu terceiro mandato, Basílio Horta acusou ainda Marco Almeida — do PSD, e derrotado por Horta nas duas últimas eleições autárquicas — de explorar politicamente o caso ao divulgar o vídeo.

Facebook

Basílio Horta fez o gesto polémico à saída da autarquia que preside.

Os “cornos” de Manuel Pinho

O episódio faz lembrar um incidente algo semelhante, de 2009, quando o então ministro da Economia, Manuel Pinho, entretanto condenado a 10 anos de prisão por corrupção num processo derivado do caso EDP.

Também antigo governante fez o gesto dos “chifres” no Parlamento — embora tenha levado os dedos diretamente à cabeça para simular os ditos cornos —, o que a certo ponto levou à sua demissão e à emissão de um pedido de desculpas do governo de José Sócrates.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

1 Comment

  1. Para o Povo, burro e ignrante, mete lá este tipo de gente sem quaisquer qualidades seja a que nivel for.
    Mas na AR houve lá outro socialista arrogante, também com a mania dos cornos.
    Deve ser defeito Gententico dos tipos das esquerdas

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.