A Polónia vai construir seis torres de vigia nos 200 quilómetros de fronteira com o enclave russo de Kaliningrado, anunciou esta segunda-feira a polícia polaca.
As seis torres, que vão ter cerca de 50 metros de altura, deverão ficar prontas em junho e vão custar cerca de 3,7 milhões de euros, anunciou o porta-voz da polícia polaca, Miroslawa Aleksandrowicz.
Segundo a mesma fonte, 75% do dinheiro será financiado pelo fundo da ONU para as fronteiras.
Kaliningrado está situado perto do Mar Báltico entre a Polónia e Lituânia, ambos membros da União Europeia.
A Presidente da Lituânia, Dalia Grybauskaite, disse em março que a Rússia tinha enviado para Kaliningrado mísseis nucleares Iskander, com capacidade para chegar a Berlim.
A anexação da Crimeia pela Rússia, o apoio aos separatistas no leste da Ucrânia e exercícios militares têm provocado algum mal-estar nos estados bálticos e na Polónia.
Mais de três milhões de russos e igual número de polacos passaram nos postos de fronteira de Kaliningrado, altamente militarizados, o ano passado.
/Lusa
Torres de vigia por causa da instalação de misseis. Por favor…
Para matar a fome não há dinheiro mas para construir torres de vigia ao estilo do século 19 já há.
Agora se me dizerem que o objectivo é estimular a fobia nos meios de comunicação contra o “gigante vermelho” e assim se justificar os milhões de milhões gastos no sector militar, aí acho que já acredito 🙂