Polónia vai construir torres de vigia na fronteira com a Rússia

A Polónia vai construir seis torres de vigia nos 200 quilómetros de fronteira com o enclave russo de Kaliningrado, anunciou esta segunda-feira a polícia polaca.

As seis torres, que vão ter cerca de 50 metros de altura, deverão ficar prontas em junho e vão custar cerca de 3,7 milhões de euros, anunciou o porta-voz da polícia polaca, Miroslawa Aleksandrowicz.

Segundo a mesma fonte, 75% do dinheiro será financiado pelo fundo da ONU para as fronteiras.

Kaliningrado está situado perto do Mar Báltico entre a Polónia e Lituânia, ambos membros da União Europeia.

d.r. travelingyourdream.com

Mapa da Polónia com o enclave russo de Kaliningrado

Mapa da Polónia com o enclave russo de Kaliningrado

A Presidente da Lituânia, Dalia Grybauskaite, disse em março que a Rússia tinha enviado para Kaliningrado mísseis nucleares Iskander, com capacidade para chegar a Berlim.

A anexação da Crimeia pela Rússia, o apoio aos separatistas no leste da Ucrânia e exercícios militares têm provocado algum mal-estar nos estados bálticos e na Polónia.

Mais de três milhões de russos e igual número de polacos passaram nos postos de fronteira de Kaliningrado, altamente militarizados, o ano passado.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Torres de vigia por causa da instalação de misseis. Por favor…
    Para matar a fome não há dinheiro mas para construir torres de vigia ao estilo do século 19 já há.
    Agora se me dizerem que o objectivo é estimular a fobia nos meios de comunicação contra o “gigante vermelho” e assim se justificar os milhões de milhões gastos no sector militar, aí acho que já acredito 🙂

RESPONDER

Sonangol admite sair do Millennium BCP se surgir uma "boa oportunidade"

A petrolífera angolana Sonangol, segundo maior acionista do Millennium BCP com cerca de 20%, admitiu aproveitar alguma “boa oportunidade” que surja para vender a sua participação. A informação foi transmitida pela Sonangol de Sebastião Gaspar Martins, …

Portugal com mais 68 mortos e 3.384 novos casos de covid-19

Portugal contabiliza esta quarta-feira mais 68 mortos relacionados com a covid-19 e 3.384 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da pandemia, Portugal já registou 4.645 …

Tribunal de Contas usa inteligência artificial para controlar entidades

O Tribunal de Contas (TdC) começou a utilizar um sistema baseado em inteligência artificial para controlar as contas de cerca de 6.500 entidades que estão sob a sua alçada. Segundo noticiou esta quarta-feira o Correio da …

Açores decreta cerca sanitária em Rabo de Peixe

O governo regional decretou que vai implementar uma cerca sanitária em Rabo de Peixe, devido ao crescimento dos casos de covid-19. A freguesia de Rabo de Peixe, na ilha de São Miguel, nos Açores, vai ficar …

Uma brecha na coligação israelita. Gantz ameaça apoiar moção de censura e derrubar Governo

Benjamim Netanyahu, primeiro-ministro israelita, pediu ao parceiro de coligação para votar contra a moção de censura ao Governo, apresentada esta quarta-feira no Parlamento. Mas Benny Gantz, ministro da Defesa, disse que o seu partido votará a …

Portugal e mais 13 países comprometem-se na construção de uma economia oceânica sustentável

O painel de alto nível para uma economia sustentável do oceano, que integra 14 chefes de Estado e do Governo, incluindo o primeiro-ministro português, comprometeu-se a “restaurar a saúde” do oceano e construir uma economia …

O envelhecimento celular em humanos foi parcialmente revertido (com o uso de oxigénio)

Investigadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel, descobriram uma forma de reverter o processo de envelhecimento celular e podem ter feito um avanço na procura pela juventude eterna. O novo estudo publicado na revista Aging …

Joshua Wong e outros dois ativistas condenados a penas de prisão

Joshua Wong e outros dois ativistas do movimento pró-democracia em Hong Kong foram condenados, esta quarta-feira, a penas de prisão por participarem numa manifestação ilegal contra o Governo da região administrativa em junho de 2019. Os …

Departamento de Justiça nos EUA investiga alegado esquema de "dinheiro por indultos" na Casa Branca

O Departamento da Justiça dos Estados Unidos está a investigar possíveis subornos em troca de indultos presidenciais na Casa Branca. De acordo com documentos judiciais a que a agência Reuters teve acesso, o Departamento da Justiça …

Confinamento, covid-19, discriminação. Eis as 10 candidatas a Palavra do Ano de 2020

A Porto Editora revelou esta terça-feira as dez candidatas a Palavra do Ano de 2020. Este ano, a iniciativa lançada em 2009 decorre, pela primeira vez, em simultâneo com Angola e Moçambique. De acordo com o …