Polónia vai construir torres de vigia na fronteira com a Rússia

A Polónia vai construir seis torres de vigia nos 200 quilómetros de fronteira com o enclave russo de Kaliningrado, anunciou esta segunda-feira a polícia polaca.

As seis torres, que vão ter cerca de 50 metros de altura, deverão ficar prontas em junho e vão custar cerca de 3,7 milhões de euros, anunciou o porta-voz da polícia polaca, Miroslawa Aleksandrowicz.

Segundo a mesma fonte, 75% do dinheiro será financiado pelo fundo da ONU para as fronteiras.

Kaliningrado está situado perto do Mar Báltico entre a Polónia e Lituânia, ambos membros da União Europeia.

d.r. travelingyourdream.com

Mapa da Polónia com o enclave russo de Kaliningrado

Mapa da Polónia com o enclave russo de Kaliningrado

A Presidente da Lituânia, Dalia Grybauskaite, disse em março que a Rússia tinha enviado para Kaliningrado mísseis nucleares Iskander, com capacidade para chegar a Berlim.

A anexação da Crimeia pela Rússia, o apoio aos separatistas no leste da Ucrânia e exercícios militares têm provocado algum mal-estar nos estados bálticos e na Polónia.

Mais de três milhões de russos e igual número de polacos passaram nos postos de fronteira de Kaliningrado, altamente militarizados, o ano passado.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Torres de vigia por causa da instalação de misseis. Por favor…
    Para matar a fome não há dinheiro mas para construir torres de vigia ao estilo do século 19 já há.
    Agora se me dizerem que o objectivo é estimular a fobia nos meios de comunicação contra o “gigante vermelho” e assim se justificar os milhões de milhões gastos no sector militar, aí acho que já acredito 🙂

RESPONDER

Polícias voltam aos protestos por causa do subsídio de risco em dia de nova reunião com o Governo

Elementos da PSP e da GNR voltam esta quarta-feira aos protestos por causa do subsídio de risco, uma concentração que vai decorrer enquanto os sindicatos e associações socioprofissionais estão reunidos no Ministério da Administração Interna …

Vieira continua em domiciliária. MP vai pedir reforço de garantias de caução

O Ministério Público (MP) vai pedir reforço de garantias de caução por entender que o uso das ações da SAD do Benfica não é a forma apropriada. O Correio da Manhã avança, esta manhã, que o …

Investigadores suecos pagam 23 dólares a quem se vacinar contra a covid-19

Recompensa surge no âmbito de uma pesquisa que pretende avaliar o nível de eficácia de diferentes incentivos à vacinação contra a Covid-19. O estudo conta com a participação de 8.200 voluntários com menos de 60 …

Costa diz que Estado se curva "perante a memória" de Otelo. Mas BE condena ausência de luto nacional

O primeiro ministro, António Costa, e o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, decidiram não declarar luto nacional pela morte de Otelo Saraiva de Carvalho, Capitão de Abril. A líder do BE e o …

Catarina Martins volta a bater o pé e Jerónimo sublinha: "Ainda não há Orçamento"

Marcelo Rebelo de Sousa recebeu, esta terça-feira, o Bloco de Esquerda, o PCP e o CDS, em mais uma ronda de reuniões com os partidos com assento parlamentar. Se o objetivo do Presidente da República era …

Simone Biles, Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Simone Biles. O ouro olímpico não é sinónimo de paz, muito menos interior

Na sequência do escândalo Nassar, a opinião pública dos EUA concordou que não valia tudo no caminho até ao ouro olímpico — principalmente quando está em causa a dignidade humana. Com a sua principal estrela …

"Sinto que desci ao inferno". Polícias recordam ataque ao Capitólio

"É assim que vou morrer", "sinto que desci ao inferno" e "corri o risco de ser morto" são alguns dos relatos de polícias que presenciaram a invasão ao Capitólio. Começaram as audiências na comissão da Câmara …

Pandemia aumentou o preço dos carros usados. Venda de veículos novos caiu a pique

A procura por usados aumentou com a pandemia. Com menos carros novos a saírem dos concessionários, também por causa da crise dos chips, a oferta de usados é escassa, levando os preços a subirem. Um choque …

Jogos Olímpicos: três polémicas de arbitragem em 24 horas

Depois da pontuação controversa no surf, uma decisão que quase ninguém entendeu, no basquetebol, e uma revisão discutível no judo. A arbitragem não é, ou não é suposto ser, o foco de qualquer edição dos Jogos …

Rui Vitória quer levar Manafá para o Spartak Moscovo

O Spartak Moscovo, treinado por Rui Vitória, desistiu da contratação de Gabriel e apresentou agora uma proposta por Wilson Manafá. Desde que chegou a Moscovo para treinar o Spartak, Rui Vitória tem sondado alguns jogadores que …