/

Polónia vai construir torres de vigia na fronteira com a Rússia

1

A Polónia vai construir seis torres de vigia nos 200 quilómetros de fronteira com o enclave russo de Kaliningrado, anunciou esta segunda-feira a polícia polaca.

As seis torres, que vão ter cerca de 50 metros de altura, deverão ficar prontas em junho e vão custar cerca de 3,7 milhões de euros, anunciou o porta-voz da polícia polaca, Miroslawa Aleksandrowicz.

Segundo a mesma fonte, 75% do dinheiro será financiado pelo fundo da ONU para as fronteiras.

Kaliningrado está situado perto do Mar Báltico entre a Polónia e Lituânia, ambos membros da União Europeia.

d.r. travelingyourdream.com

Mapa da Polónia com o enclave russo de Kaliningrado

Mapa da Polónia com o enclave russo de Kaliningrado

A Presidente da Lituânia, Dalia Grybauskaite, disse em março que a Rússia tinha enviado para Kaliningrado mísseis nucleares Iskander, com capacidade para chegar a Berlim.

A anexação da Crimeia pela Rússia, o apoio aos separatistas no leste da Ucrânia e exercícios militares têm provocado algum mal-estar nos estados bálticos e na Polónia.

Mais de três milhões de russos e igual número de polacos passaram nos postos de fronteira de Kaliningrado, altamente militarizados, o ano passado.

/Lusa

1 Comment

  1. Torres de vigia por causa da instalação de misseis. Por favor…
    Para matar a fome não há dinheiro mas para construir torres de vigia ao estilo do século 19 já há.
    Agora se me dizerem que o objectivo é estimular a fobia nos meios de comunicação contra o “gigante vermelho” e assim se justificar os milhões de milhões gastos no sector militar, aí acho que já acredito 🙂

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.