Apanhado fugitivo de Vale de Judeus. Estava armado em Trás-os-Montes e tentou fugir

ZAP // SNCGP / Facebook

Os dois portugueses que fugiram da prisão com três estrangeiros há quase 3 meses já foram capturados. Depois de Fábio “Cigano”, Fernando Ribeiro foi apanhado em Montalegre, confirmou esta sexta-feira a PJ.

A Polícia Judiciária (PJ) recapturou, em Trás-os-Montes, mais um evadido do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, o português Fernando Ribeiro Ferreira, anunciou a corporação.

O fugitivo de 61 anos estava num casebre da aldeia de Castanheira de Chã, em Montalegre, numa zona isolada, avança o Correio da Manhã, onde recebia o apoio de alguém.

O recluso ainda terá tentado fugir, mas acabou detido. A PJ encontrou uma arma com silenciador que foi utilizada na fuga da prisão de Vale de Judeus no dia 7 de setembro, bem como material que lhe permitia omitir o sinal das comunicações com terceiros.

O seu paradeiro, já conhecido “há alguns dias” — segundo a diretora da Unidade Contra Terrorismo da PJ revelou esta sexta — terá sido detetado pelo mesmo motivo que levou à captura do até então único fugitivo capturado, “Fábio Cigano”, há quase dois meses: tentativas de contacto com a família.

Em comunicado, a PJ explica que a recaptura, como parte da Operação Retorno II, contou com a colaboração da Guarda Nacional Republicana (GNR) e que o capturado tem “extensa carreira criminal“.

Foi apanhado após “um persistente, complexo e interrupto trabalho de investigação e recolha de informação” da PJ.

O criminoso, de 61 anos, está referenciado pela prática de “criminalidade especialmente violenta” mas, também, no âmbito da criminalidade altamente organizada, envolvendo crimes de associação criminosa, homicídio, rapto, roubo à mão armada, tráfico de estupefacientes e detenção de arma proibida, refere o comunicado.

O português tem como data da primeira reclusão o ano de 1980. Aquando da fuga, no passado dia 7 de setembro, cumpria uma pena de prisão de 24 anos, associada a 11 condenações.

Sobre o natural de Lousã recaía um mandado de detenção internacional emitido pela autoridade judiciária competente, constando de notícia vermelha na Interpol.

Fernando Ribeiro era líder do grupo “Mosqueteiros”, que alegadamente espalhava o terror na Região Centro.

Dois em cinco

Fugido há mais de dois meses, Fernando Ribeiro é o segundo de 5 reclusos a ser apanhado após a fuga de Vale de Judeus. Deverá ser encaminhado para a prisão de Monsanto, a única classificada como prisão de segurança especial.

O primeiro foi Fábio Loureiro, mais conhecido como Fábio “Cigano”. Estava em Marrocos quando foi capturado, exatamente um mês após ter fugido do estabelecimento prisional.

Fábio tinha a Argélia como destino, país sem acordo de extradição com Portugal, e uma nova identidade e casamento com uma argelina também estavam nos planos.

“A captura de mais um evadido de Vale de Judeus deixa-nos com um sentimento de orgulho e confiança nas nossas forças policiais, que todos devemos enaltecer. Este êxito só foi possível graças ao trabalho de investigação persistente e competente da PJ”, referiu a ministra da Justiça, Rita Júdice.

Os outros três reclusos continuam fugidos:

  • o cidadão da Geórgia Shergili Farjiani, de 40 anos, tinha sido condenado a 7 anos, pelos crimes de furto, violência depois da subtração e falsificação de documentos.
  • um argentino Rodolf José Lohrmann, de 59 anos, cumpria pena de 18 anos e 10 meses pelos crimes de associação criminosa, furto, roubo, falsas declarações e branqueamento de capitais.
  • o britânico Mark Cameron Roscaleer, de 39 anos, foi condenado a 9 anos, pelos crimes de sequestro e roubo.

ZAP // Lusa

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.