Ventos até 100 km/h em terras altas e ondas de 4,5 metros chegam a Portugal no sábado. Mau tempo mantém-se até segunda-feira.
Se já tem levado consigo o guarda-chuva, este fim de semana não pode mesmo esquecer-se dele — a depressão Bert traz muita precipitação.
O norte e o centro de Portugal continental vão ser atingidas entre domingo e segunda-feira por uma superfície frontal fria, que trará vento, chuva e agitação marítima, divulgou esta quinta-feira o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Em comunicado, o IPMA refere que a superfície frontal fria está associada à depressão Bert (nome atribuído pelo Serviço Meteorológico da Irlanda), que se irá manifestar no sábado.
A superfície frontal fria, que atravessará o território nacional entre o final de domingo e a manhã de segunda-feira, provocará o aumento da intensidade do vento, com rajadas que poderão atingir entre os 70 e os 80 quilómetros no litoral norte e centro e os 90 e 100 quilómetros nas terras altas.
Entre a tarde de domingo e a manhã de segunda-feira está prevista também precipitação forte, em especial no Minho e nas regiões montanhosas.
Já a partir de sábado, as previsões do IPMA apontam para um aumento da agitação marítima, com ondas entre os 2 e os 3,5 metros e no domingo entre os 3 e os 4,5 metros.
“Aconselha-se o acompanhamento da situação meteorológica e dos avisos ao longo dos próximos dias”, alerta o IPMA.
Apesar da depressão Bert, as temperaturas não devem baixar — pelo contrário. Para domingo, o site do IPMA prevê 23ºC de máxima e 16ºC de mínima para Lisboa e 22ºC de máxima e 14ºC de mínima para o Porto.
O distrito mais frio vai ser a Guarda, com 14ºC de máxima e 8ºC de mínima, mas distritos como Setúbal ou o Funchal atingem, apesar da chuva, temperaturas máximas de 24ºC, com mínimas de, respetivamente, 15ºC e 19ºC.
ZAP // Lusa