O mau tempo chega a Portugal nos próximos dias, com mais uma DANA a passar pelo território português. Não se prevê que seja nem de perto tão “severa” como a de Valência, mas podem ocorrer tornados.
Esta DANA (Depressão Atmosférica em Níveis Altos), ou DINA como também é conhecido este fenómeno meteorológico que é habitual nas regiões do Mediterrâneo, vem de França e vai passar por Valência, antes de chegar a Portugal.
A sua entrada no território nacional deverá dar-se na próxima quinta-feira, 14 de Novembro, como prevê o climatologista Mário Marques em declarações à SIC Notícias.
Deverá localizar-se entre Sagres e a Madeira e, portanto, afectará mais a região centro e sul, em particular o Algarve e o litoral alentejano, salienta ainda o climatologista.
“Não será uma situação muito severa”, prevê Mário Marques, salientando que esta “gota fria”, outro nome que é dado à DANA, já deverá chegar com menos energia a Portugal.
Contudo, o especialista chama especial “atenção para o Algarve“, onde ainda haverá “muita energia convectiva disponível”. É para esta região que se prevêm as “precipitações mais fortes no dia 15 e no dia 16″, aponta ainda.
Mário Marques diz ainda que podem também ocorrer pequenos tornados, além de chuvas e trovoadas.
Vai também verificar-se uma “descida acentuada das temperaturas“, com as regiões do interior a registarem máximas de 10 graus e mínimas entre os 3 e os 4 graus, nota o climatologista.
Grupos Ocidental e Central dos Açores sob aviso
Nas ilhas dos grupos Ocidental e Central dos Açores, já vigora desde segunda-feira um aviso amarelo que se vai prolongar até quarta-feira devido às previsões de chuva forte.
O aviso amarelo é o menos grave de uma escala de três do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e é emitido quando existem situações de pouco risco para a população perante fenómenos meteorológicos.