Os iPhones e os iPads podem falhar por breves instantes devid oa um bug de caracteres estranhos recentemente descoberto.
Segundo o Beebom, este os dispositivos da Apple podem falhar devido a um erro desencadeado pela digitação de apenas quatro caracteres.
Um investigador de segurança descobriu que escreveres “”:: na App Library ou na aplicação Definições pode fazer com que a interface do ecrã inicial do iPhone — o Springboard — se desligue.
De acordo com o TechCrunch, basta digitar “”: seguido de qualquer quarto carácter para acionar o bug. Portanto, é algo relacionado aos três primeiros caracteres da string.
De acordo com os pesquisadores de segurança iOS, isso não é um problema de segurança e não há “nenhuma evidência ainda que sugira que alguém que não seja o proprietário de um dispositivo iOS a digitar manualmente os caracteres possa acionar esse “bug”.
Os iPhones com iOS 17 e iOS 18 beta foram testados.
No iOS 17, ao digitar estes caracteres no campo de pesquisa da aplicação Ajustes faz com que a aplicação trave. Na App Library estes quatro caracteres travaram o Springboard e mostraram o ecrã preto por 1 a 2 segundos.
No entanto, digitar os mesmo caracteres na pesquisa do Spotlight não teve nenhum impacto.
Por sua vez, no iOS 18 os caracteres não tiveram o mesmo efeito. Apenas fecharam a aplicação Ajustes num fração de segundos e abriram-na novamente como habitualmente. Além disso, a pesquisa Spotlight congelou brevemente, mas não houve falha.
De referir que esta falha ou reinicialização não é uma reinicialização completa, pelo que não irá apagar os seus dados. O iPhone demorará alguns segundos a ficar novamente funcional.
Além disso, não parece afetar qualquer aplicação ou funcionalidade do iPhone ou iPad. Por isso, não é um problema tão grande como alguns erros de caracteres mais antigos que se espalharam através das Mensagens e permitiram que as pessoas bloqueassem repetidamente os iPhones de outros utilizadores.
Neste caso em concreto, os utilizadores raramente introduzem “”:: nos seus iPhones ou iPads, a menos que o façam propositadamente.
Até ao momento, a Apple ainda não comentou este erro de caracteres.