Joaquim Cadete vai ser o novo presidente da Parpública, sucedendo a José Realinho de Matos, cujo afastamento foi conhecido na quinta-feira, confirmou esta sexta-feira o Ministério das Finanças à Lusa.
O nome de Joaquim Cadete, diretor do mestrado de Finanças da Católica Lisbon School of Economics, foi avançado esta sexta-feira pelo jornal Eco, assim como os de João Pinhão (para o cargo de administrador financeiro da Parpública), João Ferreira e Cristina Carvalho, que o ministério também confirmou à agência Lusa.
Segundo o Eco, a administração da empresa que gere as participações do Estado integrará ainda “mais uma vogal, cujo processo ainda não está finalizado”, devendo tomar posse “entre o final de agosto e início de setembro”.
“Destruição de valor massiva” na Inapa
O Governo decidiu substituir a administração da Parpública liderada por José Realinho de Matos devido a críticas sobre a sua gestão, considerada demasiado reativa e pouco preventiva.
A decisão surge após vários incidentes, nomeadamente o caso da Inapa, uma empresa de distribuição de papel que pediu insolvência no final de julho, responsabilizando a liderança da Parpública, o seu maior acionista, por uma alegada “destruição de valor massiva”.
A situação terá gerado desconforto no Ministério das Finanças, que não foi informado atempadamente sobre os riscos iminentes da empresa e só soube da situação através da comunicação social.
Além disso, a administração da Parpública já tinha conhecimento, um mês antes, da necessidade de financiamento para a reestruturação da Inapa, mas não agiu de forma preventiva.
ZAP // Lusa