Seis misteriosas malas transparentes no aeroporto de Faro deram lição aos turistas

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Turismo de Portugal

Três das seis malas postas no aeroporto de Faro

Seis malas transparentes com 40 litros de água do mar, cada uma, rodaram esta terça-feira nos tapetes da recolha de bagagens do aeroporto de Faro, numa ação que visa alertar os turistas para a importância de poupar água.

Os turistas que, esta terça-feira, chegaram ao Algarve de avião foram recebidos de uma forma diferente e misteriosa…

“Pode poupar até 235 litros de água durante a sua estadia”, lia-se num enorme cartaz na zona de chegadas, mas não era só ali.

Numa das seis malas que, durante a tarde circularam num dos tapetes rolantes do aeroporto, também era exibida essa mensagem, simbolizando a quantidade de água – 40 litros – que cada turista pode poupar diariamente através de um uso mais consciente deste recurso.

A ação apanhou de surpresa os passageiros de um voo proveniente de Dublin, na Irlanda, com um deles a confessar não ter percebido bem a mensagem. Perante as malas cheias de água, aproveitou para gracejar, dizendo pensar que o líquido seria vodca, mas depois de receber uma explicação, enalteceu a iniciativa.

“Estivemos aqui em maio e na altura também não sabia que havia seca [no Algarve]”, referiu, apesar de esta ser a sua nona viagem a Portugal, quando questionado pelos jornalistas se estava consciente do problema da falta de recursos hídricos que assola a região.

Turistas desconheciam situação de seca

Espantando com o facto de poder poupar até 235 litros de água, em média, durante a sua estadia no Algarve, com a adoção de boas práticas de consumo, Damien garantiu que agora que estava a par da situação iria “definitivamente ter mais cuidado” com a utilização da água.

Enquanto aguardava pela chegada das suas bagagens, outro casal que viajava no mesmo voo disse aos jornalistas ter entendido a mensagem da ação, mas admitiu nunca ter ouvido falar na situação de seca que está a afetar o país, com especial incidência no Sul.

Pela primeira vez em Portugal, e após ter tido conhecimento da situação de escassez de água, o jovem casal, com uma estadia pela frente de 10 noites, assegurou que iria ser mais cuidadoso com a gestão dos recursos hídricos.

A ação simbólica, organizada pelo Turismo de Portugal e Turismo do Algarve, enquadra-se na campanha Save Water (em português, Poupe Água), que, até ao final do ano, vai estar em outdoors na região do Algarve e em meios digitais nacionais e nos principais mercados emissores de turistas.

Turismo de Portugal

Campanha Save Water do Turismo de Portugal

De acordo com o presidente da Região Turismo do Algarve, André Gomes, a adesão ao selo de eficiência hídrica Save Water, destinado aos empreendimentos turísticos, já permitiu poupança de 12% de água face ao ano passado, segundo dados da ADENE – Agência para a Energia.

No entanto, até ao momento, aderiram ao selo Save Water, através do registo na plataforma Compromisso com a Eficiência Hídrica no Algarve, 110 dos 600 empreendimentos turísticos classificados na região, o que representa 16% do total dos empreendimentos.

Embora o Algarve continue em situação de seca, o novo Governo (PSD/CDS-PP) aliviou as restrições que o anterior executivo (PS) tinha imposto em fevereiro para fazer face à escassez de água, depois de as chuvas de outono e inverno terem aumentado as reservas de água na região.

ZAP // Lusa

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6 Comments

  1. Qual seca no Algarve??? Eu percorro o Algarve de Sagres a Castro marim todas as semanas, e continuo vendo a plantação de pomares, criação de estufas…..onde esta o controle e fiscalização da parte da agricultura…as rent a cars usam as lavagens automáticas(pelo menos proximidades Aeroporto) como se foce um “quintal” o governo nada fez nem faz, não é mostrando malas com agua, quando ninguém tem o mínimo de sensibilidade por uma coisa tão importante …AGUA depois ainda veem a televisão ex ministros qua agora sao produtores de fruta pedir agua mais barata…enfim! Não se esqueçam que aqui chove em media 30 dias por ano…

  2. A água é um recurso importante, mas como explicam o negócio do grupo Indaqua, que cobra mais ao cliente que consome menos água do que ao cliente que consome, dando a entender que é mais vantajoso se desperdiçar água… Pena que aqui não exista nenhuma fiscalização para acabar com negócios fraudulentos sobre um recurso que deveria de ser gratuito para todos os seres humanos…

  3. “POUPE AGUA”
    Agora vamos encher 4 malas de água que vai ser desperdiçada, isto tudo numa mensagem que ninguem percebe
    Muito bom.. so mesmo ca para gastar agua e dinheiro para nada

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  4. Na minha cidade de Olhão, a câmara municipal continua a gastar água para regar a relva dos jardins, que não serve para nada.
    E depois temos sítios em Olhão onde cortam os chafarizes para beber e dizem que é preciso poupar.

  5. Espero que tenham pago a multa de 500 euros no mínimo por deixarem as malas sozinhas sem o “dono” num aeroporto… Que ideia de m3rd@, falta de noção de segurança, a ideia parte sempre de políticos ignorantes e departamentos públicos e estúpidos totalmente fora das normas da agência europeia de aeronavegação EASA. É só ridículo, deviam ser postos em tribunal.

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