Marcelo apela ao voto com 3 reflexões

LUÍS FORRA/LUSA

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, cumpriu o seu direito de voto antecipado em mobilidade no âmbito das eleições Legislativas de 18 de maio, em Vila Real de Santo António, no último domingo

O Presidente da República fez, na tarde deste tarde deste sábado, o habitual discurso pré-eleitoral. Marcelo Rebelo de Sousa fez um apelo ao voto assente em três reflexões.

Às 13h em ponto, a partir do Palácio de Belém, em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa apelou ao voto nas eleições legislativas deste domingo.

O Presidente da República foi curto e conciso, num discurso assente naquilo a que descreveu “três reflexões muito breves e diretas”.

Primeira reflexão: “O mundo de 2025 é radicalmente diferente do mundo de 2024. O regresso ao poder do atual presidente norte-americano implicou, em quatro meses, mudanças enormes nas relações com a Europa, a Rússia e a China. Implicou imprevisibilidade na economia internacional, maiores responsabilidades, para nós europeus, para nós portugueses”.

Segunda reflexão: “Com o mundo de hoje mais complexo e imprevisível, não participar, não decidir, não votar faz ainda menos sentido do que noutras eleições. Seria meter a cabeça na areia, ficar indiferente à gravidade do instante vivido, fazer de ausente. Quanto como sabemos do nosso dia-a-dia, os ausentes acabam mais cedo ou mais tarde por perder a razão e limitar-se, como diz o povo, a chorar sobre o leite derramado”.

Terceira e última reflexão: “Votar neste momento é contribuir para a estabilidade no meio de um mundo instável, poupando soluções longas de governos de gestão, quando até maio de 2026 não poderá haver, constitucionalmente, novas eleições, e permitindo a previsibilidade sem a qual não cresce a confiança”.

“Portugueses, 50 anos depois da eleição mais participada de sempre, dar vida à liberdade, à igualdade, à solidariedade, à segurança, à democracia e à paz é também votar amanhã pelo futuro de Portugal. Muito boa tarde”, finalizou.

Decorrem, este domingo, as eleições legislativas antecipadas. No continente e no arquipélago da Madeira, é possível votar a partir das 08h00 e até às 19 horas. Nos Açores, as urnas também fecham às 19h00 (20h00 de Lisboa).

Pode saber onde vai votar através do site do Ministério da Administração Interna. Para saber onde são as mesas de voto basta ir ao Portal do Eleitor.

Miguel Esteves, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.