O Ensino Superior público vai abrir, em 2024/25, mais vagas para os cursos de Medicina (+53) e Engenharia Aeroespacial (+35). A aprovação de duas novas licenciaturas – em Aveiro e no Porto ajudam a explicar este aumento.
Este ano, vai haver 78.158 vagas para novos estudantes do ensino superior público nas Universidades e Institutos Politécnicos de todo o país.
De acordo com um comunicado do Ministério da Educação, Ciência e Inovação, detalhado pelo Diário de Notícias, são mais 78.000 vagas do que em 2023/24.
Dois dos cursos mais cobiçados e com as médias mais elevadas – Medicina e Engenharia Aeroespacial – são dos que mais contribuem para este aumento tão significativo, muito por culpa da abertura de duas novas licenciaturas destes cursos, em Aveiro e no Porto
Medicina em Aveiro
Medicina vai ser um dos cursos com maior aumento do números de vagas. Vão ser mais 53.
40 dessas vagas são do novo curso de Medicina da Universidade de Aveiro.
A juntar a isso, haverá mais oito vagas em Coimbra e três na Covilhã, na Universidade da Beira Interior.
No total, vai haver 1.863 vagas para os cursos de Medicina, este ano.
Aeroespacial no Porto
Pela primeira vez, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) vai ter uma licenciatura em Engenharia Aeroespacial.
Esta estreia faz com que este curso tenha mais 30 lugares do que no ano passado.
A FEUP vai ser, apenas a quarta instituição de ensino superior público em Portugal a oferecer esta formação, depois do Técnico de Lisboa, Minho e Aveiro.
A juntar aos 30 do novo curso, no Porto, a Universidade de Aveiro vai abrir mais cinco lugares para esta Engenharia.
No total, Aerospacial vai ter mais 35 vagas em todo o país.