Num novo mecanismo anti-fraude, a Caixa Geral de Depósitos (CGD) anunciou que, a partir de agora, em caso de suspeita de fraude, pode cancelar o cartão bancário com substituição gratuita.
A partir de agora, sempre que existirem suspeitas de fraude, a CGD vai passar a comunicar diretamente com o cliente.
Trata-se de uma SMS de confirmação aos clientes, em caso de suspeita.
A notícia foi avançada esta segunda-feira pelo Correio da Manhã, que refere que o utente poderá cancelar o cartão com substituição gratuita.
“A Caixa está a implementar uma nova solução de monitorização e tratamento de fraude com cartões de pagamento, chamado SMS Interativo”, disse fonte oficial do banco ao matutino.
“Os clientes receberão um SMS a questionar a idoneidade de uma transação em tempo real, devendo responder Sim ou Não (…) Consoante a resposta, o cartão será desbloqueado ou cancelado e substituído, sem custos para o cliente“, acrescentou.
Segundo o Correio da Manhã, a Caixa nunca pedirá dados confidenciais do cliente, como o número de cartão, ou códigos: “Sob que pretexto for”, sublinha a mesma fonte. Até porque esse é o indício mais suspeito de fraude.