Número tem sido um mistério em praticamente toda a guerra. Mas parece que o presidente da Rússia disse a verdade.
Quantos soldados russos já morreram na Ucrânia?
Desde o início da guerra, há mais de dois anos, quase nunca houve resposta a essa pergunta.
O Kremlin, como seria de esperar, tem escapado ao assunto. Chegou a dizer que tinham morrido quase 6 mil, ainda numa fase inicial do conflito. Depois, silêncio.
No ano passado, uma investigação jornalística, na Rússia, apresentou uma estimativa: 47 mil soldados russos mortos.
Há pouco mais de um mês, o Governo francês sugeriu um total de 150 mil mortos.
Agora um novo número foi apresentado por… Vladimir Putin.
Nesta quarta-feira o presidente da Rússia conversou com jornalistas estrangeiros durante o Fórum Económico Internacional de São Petersburgo.
Nessa conversa, sugeriu que 5 mil soldados russos morrem por mês, na Ucrânia. Num total de 20 mil baixas por mês. Ou seja: 5 mil mortos e 15 mil feridos por mês.
Disse isto “inadvertidamente”, citando o Instituto para o Estudo da Guerra. Ou seja, números que terão saído acidentalmente.
É uma contabilidade semelhante ao número mensal de reforços que a Rússia tem. Embora o Kremlin esteja aparentemente preocupado porque o ritmo de recrutamento baixou nos últimos tempos (e prevê-se uma ofensiva russa maior, no Verão).
O Instituto avisa que este comentário de Putin não pode ser visto como uma contabilidade oficial sobre as baixas russas na Ucrânia.
No entanto, é uma estimativa que até se aproxima com os números mínimos sugeridos pelos relatórios ucranianos.
E a estimativa global, se essa média se registasse desde o início da guerra, já teriam morrido 135 mil soldados russos até agora; é também semelhante às contas de França.
Ou seja, diz o canal ucraniano TSN: “O ditador parece ter dito a verdade”.
No mesmo encontro, Putin avisou que a Rússia pode começar a dar armas de longo alcance a adversários (não especificados) do Ocidente – seria a resposta ao facto de a Ucrânia ter começado a atacar a Rússia com armas ocidentais. Os ataques dos amigos da Rússia seriam a “alvos sensíveis” no Ocidente.
O Putin é um monstro.
Cinco mil por mês desde quando??
como diria o Guterres, a guerra começou em Fevereiro de 2022, é só fazer as contas
O número mais provável de mortos russos é de cerca de 100 mi, ou seja duas vezes o número de mortos americanos no Vietname…
O mais provável é terem morrido o dobro ou o triplo referido por Putin.
Quando é que um assassino e mentiroso compulsivo é de fiar!
Se o Putina continua com os seus desejos prol-litlerianos , vai só ficar com russas. O que irá fazer com elas? Vende-las no mercado do terceiro mundo?
Acho graça como a grande maioria das pessoas Europeias se preocupe tanto com o que se passa nos outros países e querer até resolver ou ajudar a resolver os problemas criados muitas vezes pelas nossas políticas estrangeiras nos países dos outros.
Mas depois estão se nas tintas para o que se passa ao fundo da rua onde moram .
Enfim podia desenvolver ainda mais este tema.
Mas é melhor não gastar o meu latim escrito.
Ergam-se .
Muitas vezes o mais importante não é o que se passa na nossa rua mas sim o que se passa no outro lado do mundo. É lamentável que no século xxi ainda apareçam, em plena Europa, ditadores a pretender construir impérios à moda antiga.