A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, entra esta quinta-feira, na campanha eleitoral do cabeça de lista da Aliança Democrática (AD), Sebastião Bugalho, para as eleições europeias de domingo.
Ursula von der Leyen está no Porto, esta quinta-feira, para ladear Sebastião Bugalho na arruada da AD, prevista para o final da tarde na Rua de Santa Catarina, marcando também presença no comício que se segue, na Praça D. João I, na cidade Invicta.
De acordo com o Expresso, a presidente da Comissão Europeia e candidata do Partido Popular Europeu (PPE) a um segundo mandato vai reunir-se no Palácio da Bolsa, pelas 17h15, com o primeiro-ministro, Luís Montenegro, antes da arruada, por volta das 18h.
Apontada como favorita à presidência da Comissão Europeia, Von der Leyen, enfrenta um trajeto difícil até à sua eventual (re)eleição pelo Parlamento Europeu, onde necessita de uma maioria longe de estar assegurada.
Com a votação já em curso para as eleições europeias de 2024 (de 6 a 9 de junho), todas as sondagens apontam para uma nova vitória do PPE à escala europeia – algo que sucedeu sempre no século XXI -, à frente dos Socialistas europeus, cujo “candidato principal” (‘spitzenkandidat’) é o luxemburguês Nicolas Schmit.
No entanto, mesmo confirmando-se a anunciada vitória do PPE, o que em teoria lhe dá ‘direito’ ao lugar institucional de topo mais cobiçado da Europa, a dirigente alemã terá de assegurar uma maioria (simples) no ‘novo’ Parlamento que resultar das eleições, que se antecipa muito mais fragmentado e com uma presença reforçada da extrema-direita.
De acordo com os Tratados da UE, na eventualidade de o nome proposto pelo Conselho para presidente da Comissão não alcançar a maioria necessária no Parlamento, os chefes de Estado e de Governo dos 27 têm o prazo de um mês para apresentar novo candidato.
Com a sessão constitutiva da nova assembleia agendada para 16 a 19 de julho, a eleição do presidente da Comissão Europeia deverá ocorrer na primeira sessão plenária do Parlamento Europeu após as férias de verão, entre 16 e 19 de setembro.
Partidos na reta final da campanha
Sebastião Bugalho começa este 11.º dia de campanha com uma visita à empresa OASIPOR, em Penafiel, e continua depois com um almoço-comício em Gondomar, terá também a seu lado Luís Montenegro.
A cabeça de lista do PS, Marta Temido tem ações de campanha marcadas para os distritos de Coimbra e Aveiro.
No distrito de Coimbra tem agendados contactos com a população no Mercado Municipal de Figueira da Foz e depois, já na cidade de Coimbra, na baixa de Coimbra e um encontro com a Direção Geral da Associação Académica de Coimbra.
Ao fim da tarde Marta Temido participa no Encontro Europa, que decorrerá no Parque de Exposições de Aveiro.
António Tânger Corrêa, que lidera a lista do Chega, tem marcadas duas arruadas. Uma na Póvoa do Varzim, ao fim da manhã, e a segunda em Braga, prevista para o final da tarde.
O cabeça de lista da IL, João Cotrim de Figueiredo, começa hoje a campanha em Gondomar, distrito do Porto, com uma conversa com o Clube Europa e uma visita à Escola Secundária de Gondomar.
Depois de uma ação de campanha em Leiria, Cotrim de Figueiredo participa no Arraial Liberal, no Jardim Dom Luís, em Lisboa.
A candidata do BE, Catarina Martins, visita a meio da manhã a Feira de Barcelos e participa ao final da tarde numa arruada em Braga.
O dia de campanha termina com um comício na Escola Secundária de Sá de Miranda.
João Oliveira, cabeça de lista da CDU, tem marcadas uma sessão pública sobre “Produção Nacional”, no Parque Central da Maia e um desfile na Rua de Santa Catarina.
À noite, já em Coimbra, João Oliveira participa no comício marcado para a Praça da Inquisição.
O cabeça de lista do Livre, Francisco Paupério, passa o 11.º dia de campanha em Lisboa, onde visita, de manhã, a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) e, à tarde, a Fundação Champalimaud e a Feira do Livro.
A jornada eleitoral do Livre termina com um comício no antigo Liceu Camões.
O PAN fica pelo sul do país, com o seu cabeça de lista, Pedro Fidalgo Marques a reunir-se a meio da manhã em Faro com associações zoófilas do Algarve e, à tarde, a visitar o Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho Conservação da Natureza, em Castro Verde, no distrito de Beja.
ZAP // Lusa
Eleições Europeias
-
6 Junho, 2024 Von der Leyen no Porto para apoiar Sebastião Bugalho na campanha da AD
-
9 Agosto, 2014 Eurodeputado Marinho e Pinto chegou, viu e veio-se embora
-
7 Agosto, 2014 Afinal participação nas Europeias foi a mais baixa de sempre
Não gostei nada
Ai, não? Porquê? Preferias que ela apoiasse um bandido de esquerda?
Não concordo com a participação de Personalidades Estrangeiras , no decorrer das Campanhas Politicas Nacionais , para Eleições , sejam Elas quais forem .
É desigual porque a sua presença vai beneficiar nitidamente o resultado da AD ! Parece-me que estes líderes se deviam abster de se colarem a quem quer que seja e terem portanto uma posição imparcial. Não foi bonito!