Quando se fala de educação inclusiva, Portugal é uma referência mundial. A fundação Alana Foundation organiza este sábado um evento sobre educação ambiental, em Los Angeles, e há portugueses envolvidos na iniciativa.
Os investigadores portugueses David Rodrigues e Luzia Lima-Rodrigues foram convidados pela fundação brasileira-americana Alana Foundation, para conduzir um estudo sobre educação inclusiva.
O estudo será publicado em 2025 com uma compilação de boas práticas e integrado na estratégia de ação internacional da agência.
“A Alana trabalha muito dentro da perspetiva da educação inclusiva e Portugal é um exemplo maravilhoso nesse sentido em termos de política pública”, disse, à agência Lusa, Laís Fleury, que será uma das oradoras do primeiro encontro sobre educação ambiental, promovido pela agência, a decorrer este sábado na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA).
“Portugal é uma referência quando se fala de educação inclusiva e que nos ajuda a fazer o mapeamento de toda essa rede”, frisou Laís Fleury.
Uma componente da educação inclusiva é a educação ambiental, e é nisso que se foca o encontro organizado pela Alana Foundation em parceria com a Lab School da UCLA, deste sábado.
O evento contará ainda com a representação do distrito escolar de Los Angeles, cujo superintendente é o português Alberto Carvalho.
Relação criança-natureza cultivada
A Alana Foundation criou uma parceria com a Lab School para implementar a Children’s Land, uma abordagem de currículo baseada na natureza que forma os professores para levarem mais verde para a escola e “nutrir o vínculo da criança com a natureza”.
A colaboração entre a Alana Foundation e a UCLA Lab School foca-se no desenvolvimento de políticas “para que a escola fique cada vez mais resiliente em relação às mudanças climáticas” e as crianças tenham acesso a cultivos, animais e florestas no recinto escolar.
“Quando se tem um vínculo com a natureza, principalmente na infância, acabamos por ser adultos com hábitos mais sustentáveis e que cuidamos do meio ambiente de uma forma mais natural (…) Porque quem ama cuida”, frisou Fleury.
No encontro estará a pediatra Danette Glassy, que vai apresentar os benefícios de saúde infantil associados ao contacto com a natureza, e Priya Cook, diretora da Green Schoolyards, com estudos sobre o valor económico de ter mais verde nas escolas.
ZAP // Lusa
Não creio que isto seja inteiramente verdadeiro.