O Chega de André Ventura é o grande vencedor da noite eleitoral, mais do que duplicando o número de deputados. Em Faro, o partido foi mesmo o mais votado, à frente do PS e da AD.
Com a contagem dos votos na recta final, nas eleições legislativas 2024, o Chega já conseguiu eleger 43 deputados quando faltavam apurar apenas 15 freguesias.
O partido já conseguiu eleger 6 deputados no Porto, 5 em Lisboa, 4 em Braga, 3 em Santarém, 3 em Setúbal, 3 em Braga e 3 em Aveiro.
Em Faro, também elegeu 3 deputados, mas o mais surpreendente é o facto de ter sido o partido mais votado, com 27,19%, ficando à frente de PS (25,46%) e AD (22,39%).
É um resultado histórico para o partido, e a primeira vez, desde 1991, que o PS, ou o PSD, não ganham um distrito em eleições legislativas.
Em 2022, o Chega conseguiu eleger 12 deputados para a Assembleia da República. Portanto, já conseguiu mais do que duplicar esse número.
Para o director de informação da SIC Notícias, Ricardo Costa, é evidente que André Ventura “é o vencedor” desta noite de domingo”.
O jornalista também está certo que o líder do Chega “vai fazer de tudo para entrar no Governo ou condicioná-lo“. “E tem todo o direito a fazê-lo”, considera.
Algarvios e cães de caça, é tudo a mesma raça!
Comentário vergonho sr joaquim, aceite que doi menos.