Dona do Pingo Doce desiludiu nas vendas na Polónia e, logo no dia seguinte, as ações deram sinais.
A bolsa de Lisboa encerrou nesta sexta-feira em baixa, com o índice PSI a perder 0,79% para 6.537,66 pontos, pressionado por um tombo de 7,17% da Jerónimo Martins.
O desempenho da bolsa de Lisboa contrariou as subidas das principais bolsas europeias. Paris avançou 1,05%, Frankfurt 0,95%, Madrid 0,90%, Milão 0,73% e Londres 0,64%.
Das 16 cotadas que integram o índice de referência da bolsa, sete subiram, oito desceram e uma ficou inalterada (Ibersol).
A Jerónimo Martins, uma das cotadas com maior peso no PSI, liderou as descidas e caiu 7,17% para 20,98 euros.
Logo de manhã já se verificava uma queda para a empresa, que pouco depois das 10h via as suas ações cair 6,06%.
Isto porque, na quinta-feira, após o fecho do mercado, a Jerónimo Martins divulgou os dados preliminares das vendas em 2023, indicando que cresceram 20,6%, para 30,6 mil milhões de euros.
A empresa que detém o Pingo Doce revelou que a polaca Biedronka obteve vendas de 21,5 mil milhões de euros, um aumento de 22,3% em relação a 2022.
No entanto, o crescimento no último trimestre do ano passado ficou abaixo das expectativas – especialmente na Biedronka.
Na loja polaca, a subida das vendas like-for-like (LFL) – sem contar com aberturas de lojas – desacelerou até mais do que a travagem da inflação.
“As vendas a nível geral aumentaram, mas no principal mercado, a Polónia, desiludiram e ficaram abaixo do consenso dos analistas, o que explica a queda das ações”, explicou ao ECO, Pedro Oliveira, trader da Go Bulling, parte do Banco Carregosa.
Esse último trimestre confirma um cenário mais pressionado na Polónia, e também na Colômbia, onde a Jerónimo Martins tem mais de mil lojas Ara.
ZAP // Lusa
Isto não é verdade, antes pelo contrário.
Querem “drama”?
Tadinho do xarolmo!! TADINHO…
Prontus!
Agora já podem – e devem! – dizer a verdade.
Foram eles quem “arrabanhou”TUDO!!!! O que havia para lucrar! Os maiores das empresas de distribuição.
A perder, só ficaram os que lhe fazem as fortunas. Trabalhadores e clientes.
E façam o favor de publicarem o comentário!