A eurodeputada socialista Ana Gomes sugeriu esta quinta-feira, na reunião da Comissão Política Nacional do PS, a ex-ministra da Saúde Maria de Belém como candidata nas próximas eleições para a Presidência da República, caso António Guterres não avance .
De acordo com elementos da Comissão Política Nacional do PS, a sugestão de Ana Gomes sobre uma candidatura da ex-presidente do partido causou “surpresa geral” entre os dirigentes socialistas.
Ana Gomes, segundo referiram à agência Lusa membros da Comissão Política do PS, defendeu que 40 anos após o 25 de Abril de 1974 é altura de Portugal ter uma mulher como Presidente da República.
Até aqui, para o cenário do actual Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, António Guterres, se recusar a candidatar-se a Belém, têm-se colocado os nomes do ex-comissário europeu António Vitorino e do professor universitário Sampaio da Nóvoa.
A ex-ministra da Saúde Maria de Belém Roseira recusou-se a comentar o apoio que recebeu, alegando que a sua preocupação são as eleições legislativas.
“Estou preocupada com as eleições legislativas. É esse o meu foco”, declarou a deputada e ex-presidente do PS.
ZAP / Lusa
Não descarto a possibilidade de apoiar uma mulher e esta parece interessante, inteligente e e honesta, além de democrata com provas dadas.