No mundo cibernauta, as passwords são essenciais. Seja para fazer aceder à conta de email, para entrar numa qualquer rede social, até mesmo para se ligar a uma rede de Internet, nome de utilizador e palavra-chave são campos indispensáveis.
Todos sabemos – ou devíamos saber – que qualquer palavra-chave que criemos deve ser o mais forte e complexa possível, de forma a evitar futuros dissabores como utilizações indevidas de contas criadas por nós.
No entanto, este conselho parece estar – ou melhor, continuar – a ser ignorado.
A empresa SpashData disponibilizou no seu site uma compilação das 25 passwords mais frequentemente utilizadas em 2014, e é possível constatar que palavras-chave como “123456” ou mesmo “password” ,para além de figurarem nos lugares cimeiros da lista, mantêm os mesmos rankings em relação ao ano de 2013.
Após os consecutivos alertas lançados, não existe mesmo desculpa para se dar continuidade à falta de atenção a um assunto tão premente e do qual dependem várias informações pessoais, desde um perfil no Facebook até ao acesso a dados bancários.
Para a próxima, já sabe: escolha uma conjugação de caracteres alfanuméricos, de preferência em conjunto com sinais de pontuação, para ter a certeza de uma senha segura de acordo com os padrões atuais de segurança online.