Depois da cadeira que aguenta, o decote. Programa da SIC não deixou escapar o momento insólito mas agora há queixa no Ministério Público.
Ricardo Araújo Pereira avisou logo no início: “Vamos começar como acabámos”.
O programa Isto é gozar com quem trabalha, apresentado por Ricardo e com vasta equipa de humoristas na criação de textos, voltou a focar-se em Marcelo Rebelo de Sousa no domingo passado.
Depois do episódio da “cadeira aguenta?”, abordado na emissão anterior, o presidente da República disse a uma jovem no Canadá que podia apanhar uma gripe por causa da roupa que tinha vestido: “Já viu bem o decote?”, perguntou à mãe da jovem.
As piadas acumularam-se nos minutos seguintes, com algumas deixas mais atrevidas.
Ricardo fez-se passar por um presidente da República trolha, em cima de um andaime, a soltar frases como “A filha ainda é mais gostosa que a mãe, ouviste?“, ou “Vê lá se te constipas com esse decote, tens isso tudo de fora“.
Ou ainda “Senta-te aqui ao protocolo do papá” ou sugerindo que vai entregar uma condecoração com “ordem de mérito para a mãe e comend(o)a filha”.
Nas imagens, editadas, ao seu lado apareceram as legendas “Marcelo Rebarbado de Sousa” e ainda “O mais algo magistarado da nação” – que Ricardo Araújo Pereira reforçou.
Esta parte inicial da emissão na SIC originou uma queixa-crime que deu entrada no Ministério Público.
O jornal Nascer do SOL avança que essa queixa-crime foi apresentada por particulares contra Ricardo Araújo Pereira e contra a SIC.
O autor da denúncia ficou “chocado” com a rábula. E acha que deveria haver debate público sobre o que considera serem exageros neste programa.
Os queixosos evocam que este momento televisivo foi um crime de “ofensa à honra” do Presidente da República. Além disso, alegam, está em causa um “ultraje de símbolos nacionais e regionais”.
“Tudo com recurso a imitação de voz e postura, uso de imagens reais do visado, fotomontagens, manipulação de retratos e imagens verídicas, sobreposição de adereços impróprios e obscenos, colagem a imagens autênticas de militares das forças armadas em desfile e continência (…) num contexto de cerimónia nacional, símbolos e insígnias nacionais”, denuncia a queixa.
Já é tempo de acabar com as ofensas deste patético pseudo humorista..,. usa e abusa de rábulas ofensivas ao bom nome de pessoas e instituições, (para já não falar de Deus, Jesus Cristo, nossa história, nossos heróis) não tem decoro, já se perdeu o humor em Portugal, isto não faz rir, faz doer, como um homenzinho destes recebe tanto dinheiro por tantas ofensas… Já se puseram na pele dos ofendidos?
Que porcaria que a SIC inventou para as noites de domingo.
O Humor vale para tudo e sobre tudo até que toquem em assuntos que nos ofendem. Decidam-se de uma vez, ou é crime fazer uma rabula sobre uma determinada figura publica, usando parte verdade e parte ficionado ou não é. não pode é ser apenas humor quando é para umas pessoas e crime se for para outras. Para mim não passou de humor e toda a gente sabe que o PR não é nem tarado, aquilo foi apenas uma rabula utilizando um descuido do presidente. Quem fez esta queixa crime, não prestou nenhum serviço ao PR, pois o assunto será mais falado, o PR acabará por ter pessoas a critica-lo pelo que disse, pelo simples facto que mais pessoas vão saber. e no final RAP será inocentado como só pode ser. Em resumo um será promovido e sairá inocente e o outro mesmo que mais o apoiem, também mais o criticarão. Uma jogada estupida e sem sentido .
Bem ….. também é verdade que de vez enquanto , o nosso Marcelo também , como se diz “põe-se a jeito” proferindo certos propósitos inconvenientes para o lugar que ocupa , ser próximo do Povo , tudo bem , mas com um certo recato e lucidez !….Momentos como este , claro que são generosamente aproveitados por todo tipo de Jornalistas e Humoristas !
Imagino que Deus deve gostar e dar umas valentes gargalhadas. Caso contrário já o tinha castigado biblicamente.
Criticar Marcelo mesmo fazendo humor não se pode…………
Quando é 100% católico, vai a Fátima várias vezes por ano, vai a Roma e é recebido pelo Papa e as figuras que fez agora na JJuventude Enfim 100% católico não se divorcia porque é pecado, mas viver amantisado não será pecado?
Isso, isso.
É castigar o bufão. Por causa dumas piadas.
Aí, que foi ofensivo…. ai que me ofendi, ai ,ai.
Isso, censurem…. quando chegar a VCS a censura, queixem-se.
Um processo estúpido que só faz o MP
perder tempo e dinheiro públicos pois não vai dar em nada, como se o RAP e equipa fossem uns burrões que não sabem ao que andam.
Umas quantas virgens ofendidas a colocar uns grãos na engrenagem do Estado quando o MP precisa ter tempo e meios para combater o que de FACTO PRECISA SER COMBATIDO.
Repito: Alimentem os censuradores puritanos e depois queixem-se….
Estou completamente de acordo com o Sr. Ricardo Sampaio e outros que comunguem da mesma opinião. Estamos num estado de Direito e não vejo nada de ultrajante nas rabulas do RAP. Em todo o caso, não mais do que em tempos o Herman José já fazia.
Estas gueixazinhas ao MP é deitar tempo e dinheiro dos contribuintes janela fora.