Gino Mäder não resistiu a uma queda violenta numa ravina, durante a quinta etapa da prova.
O ciclista suíço Gino Mäder (Bahrain-Victorious) morreu hoje após ter sofrido uma grave queda numa ravina durante a quinta etapa da Volta à Suíça, na quinta-feira, informou hoje a equipa.
“É com a mais profunda tristeza e coração pesado que anunciamos a morte de Gino Mäder”, escreveu a equipa, em comunicado.
Na quinta-feira, Mäder, de 26 anos, caiu na descida a caminho da meta, no fim de 211 quilómetros acidentados entre Fiesch e La Punt, juntamente com Magnus Sheffield (INEOS), e foi reanimado pelo médico da corrida.
“Na sexta-feira, 16 de junho, depois de uma grave queda na quinta etapa da Volta à Suíça, Gino perdeu a batalha para recuperar das graves lesões que sofreu. A nossa equipa está devastada com este trágico incidente e os nossos pensamentos e orações estão com a família de Gino”, refere a equipa.
Gino Mäder tinha 26 anos. Tornou-se profissional em 2019, tendo passado pela Team Dimension Data e pela actual Bahrain Victorious.
Nas maiores competições, conseguiu um 5.º lugar na Volta a Espanha em 2021, também 5.º lugar no Paris-Nice deste ano e ainda um 2.º posto na Volta à Romandia no ano passado.
A Volta a Suíça 2023, após cinco etapas, é liderada por Mattias Skjelmose. Rui Costa ocupa o 22.º posto, a mais de 16 minutos do líder.
A etapa desta sexta-feira, a sexta tirada da Volta a Suíça, foi cancelada.
ZAP // Lusa