Cher Ndour vai reforçar o PSG, onde vai ganhar um salário sete vezes maior. Mais dois treinadores da formação deixam o Benfica.
Cher Ndour vai deixar o Benfica para jogar pelo Paris Saint-Germain, avançam vários órgãos de comunicação social.
O médio italiano tem apenas 18 anos e chegou ao Benfica quando tinha 15 anos – mas integrou logo as equipas de juniores, sub-23 e equipa B.
Na primeira temporada, 2020/21, jogou sobretudo pelos sub-23, em 2021/22 passou para a equipa B e, nesta última época, foi convocado várias vezes para a equipa principal, incluindo para três jogos da Liga dos Campeões.
Chegou mesmo a jogar pela equipa principal: entrou muito perto do final do duelo com o Vitória de Guimarães, em Março.
Por isso, foi campeão nacional pelo Benfica um ano depois de ter sido campeão europeu de juniores. Em 2022 o Benfica venceu a Youth League, numa final com Cher Ndour titular – e com o número 10 nas costas.
Agora sai a custo zero, em final de contrato (terá rejeitado a renovação), para receber um salário sete vezes superior no PSG, avança o jornal O Jogo.
Outros campeões europeus de juniores – Luís Semedo e Martim Ferreira – também abandonam o Benfica neste final de época.
João Resende, que também fez parte dessa equipa campeã europeia no ano passado, deixa o Benfica – e em princípio deixa mesmo de jogar futebol, centrando-se na universidade, avança o jornal Record.
As mudanças na formação do Benfica não se ficam por aqui. Nesta terça-feira foram confirmadas as saídas do treinador principal e do treinador-adjunto dos juniores, respectivamente Filipe Coelho e Vítor Couto.
Refira-se que, juntos, os dois técnicos acumulam mais de 20 anos ao serviço do Benfica.
Luís Castro já tinha deixado o Benfica B e também deve haver mudança nos sub-23, com a saída do treinador principal Luís Araújo (para liderar os juniores) e a entrada do antigo guarda-redes Paulo Lopes para o seu lugar.
É uma “limpeza geral na formação” do Benfica, indicou ao ZAP fonte ligada ao futebol formação em Portugal.
Em 2022/23 o Benfica B ficou no 14.º lugar da II Liga, os sub-23 fecharam a Liga Revelação no 5.º posto e os juniores na 4.ª posição do campeonato nacional.