O ano novo começa com uma rara queda de neve no deserto norte-americano. A zona norte de Tucson, no Arizona, acordou branca no dia 1 de Janeiro de 2015, para gáudio dos seus residentes pouco habituados a condições metereológicas destas.
As regiões de Las Vegas e de Los Angeles também foram assoladas pela queda de neve no arranque de 2015 e a vaga de frio estendeu-se até ao Deserto do Mojave e ao Nevada, afectando também zonas do norte do Arizona e do Novo México. Piscinas e jardins repletos de cactos viram assim a chegada de um intruso inabitual, com os flocos de neve a tomarem conta da paisagem.
Pelas redes sociais abundam os vídeos de pessoas que quiserem registar a inusitada queda de neve em regiões pouco habituadas a tal, nomeadamente nas Montanhas Superstition.
Muitos foram aqueles que quiseram espreitar de perto o curioso fenómeno e alguns locais chegam a afirmar que nem sabiam que podia nevar no Arizona.
Em Outubro de 2014, a publicação Real Science divulgou dados indicando que este foi “o ano mais frio” de sempre nos EUA. A mesma fonte salienta que “quatro dos cinco anos mais frios” da história do país aconteceram com níveis atmosférios de CO2 “acima das 350 partes por milhão”, o que será um reflexo da mão humana e uma causa directa do aquecimento global e das mudanças climáticas.
SV, ZAP