Nevou no deserto do Arizona

Mathew Pace / Youtube

-

O ano novo começa com uma rara queda de neve no deserto norte-americano. A zona norte de Tucson, no Arizona, acordou branca no dia 1 de Janeiro de 2015, para gáudio dos seus residentes pouco habituados a condições metereológicas destas.

As regiões de Las Vegas e de Los Angeles também foram assoladas pela queda de neve no arranque de 2015 e a vaga de frio estendeu-se até ao Deserto do Mojave e ao Nevada, afectando também zonas do norte do Arizona e do Novo México. Piscinas e jardins repletos de cactos viram assim a chegada de um intruso inabitual, com os flocos de neve a tomarem conta da paisagem.

Pelas redes sociais abundam os vídeos de pessoas que quiserem registar a inusitada queda de neve em regiões pouco habituadas a tal, nomeadamente nas Montanhas Superstition.

Muitos foram aqueles que quiseram espreitar de perto o curioso fenómeno e alguns locais chegam a afirmar que nem sabiam que podia nevar no Arizona.

Em Outubro de 2014, a publicação Real Science divulgou dados indicando que este foi “o ano mais frio” de sempre nos EUA. A mesma fonte salienta que “quatro dos cinco anos mais frios” da história do país aconteceram com níveis atmosférios de CO2 “acima das 350 partes por milhão”, o que será um reflexo da mão humana e uma causa directa do aquecimento global e das mudanças climáticas.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

ADN da população da Ilha de Páscoa permite descobrir, finalmente, a rota dos seus antepassados

De acordo com os investigadores, o processo constitui um dos capítulos mais fascinantes da história da colonização humana e quase não há vestígios tangíveis. A distância que separa as ilhas Marquesas, na Polinésia Francesa, do arquipélago …

Marta Temido é a favorita a suceder a Costa na liderança do PS

A ministra da Saúde, Marta Temido, é a favorita a suceder a António Costa na liderança do PS. Por sua vez, Paulo Rangel e Pedro Passos Coelho são os prediletos a suceder a Rui Rio …

No Porto, a vitória de Moreira soube a pouco. PS teve a pior derrota de sempre

Rui Moreira vai liderar a Câmara Municipal do Porto nos próximos quatro anos. Eleito pelo movimento independente "Aqui Há Porto", com o apoio da Iniciativa Liberal e do CDS-PP, Moreira avança para um terceiro e …

Suíços votaram a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo

Os suíços foram este domingo às urnas para referendar o casamento de pessoas do mesmo sexo. Os resultados oficiais mostraram que a mudança foi aprovada com os votos a favor de 64,1% dos eleitores e …

O nosso sistema imunitário é tão único quanto a nossa impressão digital

Cada pessoa parece ter um sistema imunitário único. Cientistas descobriram esta diversidade imunitária depois de mapear anticorpos no sangue de pessoas saudáveis e doentes. A descoberta pode ajudar a explicar por que, por exemplo, as vacinas …

Mais de dois milhões de vacinas da gripe começam hoje a ser administradas

A vacinação contra a gripe arranca esta segunda-feira em Portugal, mais cedo do que o habitual devido à pandemia de covid-19, havendo 2,24 milhões de vacinas para serem distribuídas gratuitamente a grupos de risco pelo …

Cientistas encontram galáxias massivas primitivas "sem combustível"

As primeiras galáxias massivas - aquelas que se formaram nos três mil milhões de anos após o Big Bang - deveriam conter grandes quantidades de gás hidrogénio frio, o combustível necessário para fabricar estrelas. Contudo, os …

Cientistas criam frango impresso em 3D (e que é cozinhado através de lasers)

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Columbia mostrou que diferentes tipos de lasers podem ser usados ​​para cozinhar frango impresso em 3D. De acordo com um comunicado de imprensa, o frango impresso a 3D passou …

"Contra tudo e contra todos". Moedas fez história em Lisboa

O cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP/MPT/PPM/Aliança à Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, afirmou hoje ter vencido “contra tudo e contra todos”, porque “a democracia não tem dono”, agradeceu o “voto de confiança” e comprometeu-se …

Ventura admite que “vitória não foi total” ao falhar objetivo de ficar em terceiro

O líder do Chega admitiu hoje que a “vitória não foi total” nas autárquicas de domingo, ao falhar o objetivo de ser a terceira força política, mas defendeu que se “fez história” em Portugal, recusando …