“Vai fazer o quê, comentar mais?” Governo desvaloriza ameaças de Marcelo

27

Mário Cruz / Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa (D), acompanhado pelo primeiro-ministro, António Costa (E)

Fontes do Governo acreditam que a reacção de Marcelo à manutenção de João Galamba sinaliza um recuo nas ameaças de dissolução da Assembleia da República, mas há socialistas que estão preocupados.

O raspanete de Marcelo Rebelo de Sousa e o ultimato claro e audível que fez ao Governo no rescaldo do “Galambagate” não parece estar a preocupar o executivo.

António Costa só deve reagir à declaração do Presidente da República esta sexta-feira, mas uma fonte já fez saber ao Expresso como o Governo reagiu ao puxão de orelhas de Belém.

“Ficou claro que o Presidente quer estabilidade e disse que será mais vigilante, óptimo”, afirma a fonte, que desvaloriza a ameaça de Marcelo, que deixou claro que quer “evitar o recurso a instrumentos que a Constituição lhe confere”, mas que não vai abdicar deles, numa clara referência à possibilidade de dissolver o Parlamento. “Vai fazer o quê, mais comentários? Mais vetos?”, ironiza.

Do lado dos socialistas, a declaração de Marcelo “não surpreendeu”. Um dirigente do PS afirma mesmo que estava “à espera de pior” e considera que o chefe de Estado “não tinha alternativa”. “Foi pífio“, revela ao Expresso.

Um deputado compara a relação entre Costa e Marcelo com a de Cavaco Silva com Mário Soares. “Soares fez muito pior quando organizou congressos contra o Cavaco, fez dezenas de visitas a salientar as falhas do Governo, fez vetos e não aceitou ministros novos”, aponta, frisando que acredita que a relação entre Belém e São Bento pode ultrapassar este desentendimento e continuar com relativa normalidade.

Na mesma onda daquilo que foi dito ainda antes da declaração de Marcelo, um socialista acredita que Costa segurou Galamba para mandar uma mensagem ao Presidente da República e mostrar que acha que as ameaças de dissolução não passam de um bluff, pelo menos por enquanto.

“A conversa que foi alimentando sobre dissolução foi longe demais”, comenta um socialista, que salienta que a referência de Marcelo aos sete anos já passados em que colaborou com Costa são um “recuo” na postura mais dura. “Não há frases por acaso num comunicado destes”, acrescenta.

“Matou o Galamba e vai fazer-nos a vida negra”

Apesar do círculo mais próximo do primeiro-ministro encarar a mensagem de Marcelo com pouca surpresa, a ala mais à esquerda do PS está menos optimista e teme que a “bomba nuclear” possa mesmo estar para breve.

“Sempre achei que o Governo chegava a 2026. Agora acho que não. O Presidente não vai largar”, afirma um deputado, que mesmo assim se mostra aliviado por ainda não ter sido desta que Marcelo dissolveu a Assembleia.

Um outro socialista teme mesmo pelo futuro do Ministro das Infraestruturas e não sabe “como é que o João se aguenta” depois de toda a polémica. “Matou o Galamba e vai fazer-nos a vida negra”, afirma.

Nas horas de impasse antes de Costa anunciar que não aceitou o pedido de demissão de Galamba, uma das soluções faladas no PS foi o afastamento do Ministro para “retirar esse peso do Governo”.

Agora que o primeiro-ministro bateu o pé ao Presidente da República, Galamba está “locked in”. “Agora não pode sair, o Costa segurou-o”, considera um deputado. Mas e se a comissão de inquérito à TAP levantar mais lebres e voltar a aumentar a pressão sobre Galamba? Pode Costa afastar o Ministro depois de uma demonstração de apoio tão pública? “Acho que se tiver de o sacrificar algures o fará. Neste caso foi-lhe útil para o golpe de asa”, revela outra fonte.

Há ainda quem veja o lado positivo na manutenção de Galamba, que agora será o novo bode expiatório e pode ser como que um Eduardo Cabrita 2.0: “Enquanto estiver no Governo ninguém olha para o Medina”.

Adriana Peixoto, ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

27 Comments

  1. Eh eh eh… o Presidente a comer gelados e o Governo a ver a sua imagem ruir por completo junto do povo. Aproxima-se um Verão muito complicado para o PS. O PS vai definhar lentamente e daqui a um ano haverá eleições. Nessa altura o PS deve andar nos 20%. Até lá o Sr. Presidente vai assando lentamente o PS como se de um porco no espeto se tratasse. O PS tem de sair desta rapidamente. Caso contrário ainda passa a terceira força partidária.

      • Andas distraído. Ontem mesmo saiu uma sondagem em que a maioria dos portugueses é a favor de uma ação mais musculada por parte do PR em relação ao governo. Andas a comer gelados com a testa. Abre os olhos! Deixa de ser papalvo.

  2. Mais do que nunca cabe agora ao P. R. mostrar que OU TEM AUTORIDADE OU QUANTO LHE CUSTA EM POPULARIDADE E AOS PORTUGUESES EM IDENTIDADE E PRESTÍGIO NACIONAL, LIDERANÇA GOVERNAMENTAL, CONDIÇÕES E NÍVEL DE VIDA, deixadas degradar durante tempo demais MUITO DEMAIS se pensarmos que NUNCA DEVIA TER ACONTECIDO.
    Para MAL DOS PORTUGUESES ainda não se estabeleceram punições para a MÁ GOVERNAÇÃO, qualquer má governação, o que é pena!

  3. Que pena o PS e o governo estarem tão focados em comentar a intervenção do Presidente da República e não ficarem perplexos com a imagem que dão de si próprios para o país. Mas enfim para se ter uma postura institucional é preciso saber o que isso é …

    • Este governo está recheado de episódios de patetices e anedotismos. O mal-estar e a pobreza grassam pelo país fora. Isto já não vai com um indiano rebelde, parolo e autoritário nem com meia dúzia de jovens turcos ultra radicais e ignorantes.

      • O Sócrates e o Vara eram melhores. Até deixaram o país bastante bem… Estes atuais também já aumentaram a dívida do país. Começa a ser uma constante: PS no governo, dívida pública aumenta.

  4. Só um iluminado é que acreditava que o PR ia dissolver o governo.
    O presidente só tem um poder e para fazer uso desse poder tem que 1.º reunir o conselho de estado e não o fez logo ia fazer o que?
    Não gosto nada do que veja mas em boa verdade até gostei pois temos um presidente que comenta tudo e mais alguma coisa e acha que quem manda e desmanda é ele…
    Depois temos um governo que foi eleito democraticamente, doa a quem doer, e com maioria que parece governar ao sabor de alguns ou ao sabor do vento.
    Com isto pode ser que o PR se coloque no seu lugar e deixe os comentários para os comentadores e só fale quando a situação assim o exija.
    e o Governo e o Costa percebam que foram eleitos e como tal tem o poder de decidir sem ter que estar constantemente a olhar para a direita ou a esquerda e a fazer a vénia ao PR.
    pode ser que assim algo melhore…

  5. Não entendem que o Costa só não demitiu o Galamba porque não tinha ninguém para ir para o seu lugar?
    Desenganem-se se pensam que ele queria fazer finca pé ao presidente. A verdade é que não teve opção.
    Aliás, não vai haver mais nenhuma remodelação porque ninguém de jeito se quer queimar neste governo de aldrabões…

      • Tem calma, pá! Ainda vais almoçar e jantar mais uns meses. Depois tens de te fazer à vida. Estás a mamar no Estado, mas isso termina daqui a um ano. Não tens competências para nada, és um Zé ninguém, mas acabas por te virar…nem que seja a virar frangos.

  6. A tentativa de assassinato de carater de João Galamba foi um ato indigno, mas digno do Presidente/Comentador que temos…

    • Este não percebeu que o Galambadas mentiu com todos os dentes que tinha na boca. Tu és cá um manso…que ingénuo…fonix

  7. SAUDOSO POETA – Manuel Maria Barbosa l’Hedois du Bocage , genial poeta e maior nome do Arcadismo português . Com seus versos satíricos infernizou muitos políticos de sua época. Ah! se estivesse presente no momento político do Portugal da atualidade, desde as Práticas Inadequadas, suicídio de banqueiro no Ultramar, falências fraudulentas no Ar, em Terra e Mar , afora a corrupção endêmica do aparato Estatal. “Nada se cria, mas, tudo se transforma” ; muitas histórias de “Mil e Uma Noites ” serão contadas. Diante da genialidade Bocagiana não se discute e, sim, aplaude-se. É o que pensa , joaoluizgondimaguiargondim [email protected]

  8. O PS pode assobiar para o ar, mas a comunicação de Marcelo foi um valente puxão de orelhas.
    Este Governo, do PS, está paralisado e o pior é que há um conjunto de ministros que são mentirosos e fazem dos portugueses mentecaptos. Mas alguém acredita na maioria dos ministros, incluindo António Costa, que quando alguém lhe pergunta sobre tema que não lhe interessa diz nada saber? Para além de mentirosos são irresponsáveis e ignorantes, como foi o caso de chamar pelo SIS para recuperar um computador.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.