Um truque simples ajuda a acalmar os condutores agressivos

Flickr

Um novo estudo descobriu que cheirar óleo essencial de hortelã-pimenta antes de conduzir ajuda a reduzir os comportamentos agressivos dos condutores.

Ultrapassagens perigosas, buzinadelas despropositadas ou até insultos gritados pela janela fora. Alguns destes comportamentos lhe soa familiar? Pois bem, há um truque simples que o pode ajudar a manter o seu génio fora da estrada.

De acordo com um novo estudo publicado na Human Psychopharmacology: Clinical & Experiment, cheirar o aroma do óleo essencial de hortelã-pimenta pode ser a solução para acalmar os condutores agressivos.

Para a pesquisa, os investigadores recrutaram 50 participantes através de anúncios nas redes sociais e num campus universitário no Reino Unido. Os voluntários foram divididos aleatoriamente em dois grupos — um que iria cheirar o aroma do óleo essencial e um outro que não o iria cheirar e que serviria de controlo.

Os voluntários usaram depois o software de simulação de condução “City Car Driving”, incluindo óculos de realidade virtual, num teste de 15 minutos. O teste foi especificamente criada para despertar o lado mais agressivo dos participantes. Para isto, foram incluídas coisas como condutores a travar de repente ou a mudar de faixa sem aviso. Ambos os grupos foram expostos ao mesmo número de “irritantes”.

Os investigadores descobriram que os condutores que cheiraram o óleo de hortelã-pimenta antes do teste geralmente mostraram menos comportamentos agressivos, como insultos ou seguir o outro veículo, em comparação com o grupo de controlo.

“O impacto da inalação do aroma nos comportamentos humanos não é particularmente grande, mas não deve ser ignorado. A condução agressiva é um aspecto do comportamento humano que se está a tornar cada vez mais problemático e todas as intervenções que possam ajudar têm valor”, explica Mark Moss, autor do estudo, ao PsyPost.

No entanto, Moss aponta algumas limitações do estudo, como durante quanto tempo é que este aparente efeito apaziguador dura e qual a quanto aroma precisa de ser inalado.

“A simulação da condução foi bastante curta. O que pode acontecer em viagens mais longas? O aroma precisa de estar presente constantemente ou pode ser intermitente? A dose exacta do aroma ainda não foi explorada e ainda há muitos desafios sobre a variabilidade dos dispersores dos carros, a abertura das janelas, etc”, aponta.

Adriana Peixoto, ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.