Três jovens açorianos criaram a app “Grades Up SE (Solutions Edition)” que permite ter “um explicador gratuito no bolso”, graças à tecnologia de ChatGPT.
A Inteligência Artifical (IA) do ChatGPT está a ser usado para os mais diversos fins e três jovens portugueses aproveitaram-na para criar uma app que dá “explicações”.
A “Grades Up SE (Solutions Edition)” permite que “toda a gente tenha um explicador gratuito no bolso”, conforme explicam os três jovens criadores da app, Afonso Resendes, João Rui Rego e Tiago Almeida, em declarações ao Açoriano Oriental.
A app é gratuita e está disponível para iPhone e Android, estando associada à plataforma online de explicações “Grades Up” que também é gerida pelos três jovens açorianos.
Projecto “histórico”
“O Grades Up SE não é um projecto como qualquer outro. É, de certa forma, histórico. Pode-se tirar dúvidas sobre tudo”, explicam os criadores da app ao Açoriano Oriental.
Assim, a app pode ajudar com “qualquer tipo de matéria mesmo, até receitas de cozinha”. Portanto, “não é nem para apenas estudantes do básico nem universidade, é para toda a gente“, apontam os criadores.
Até os “pais podem utilizar o SE para ajudar os filhos mais novos na escola”, nomeadamente quando não se recordam de uma “matéria que o filho esteja a estudar e tenha dúvidas”.
“Qualquer tipo de pergunta sobre qualquer tipo de matéria é respondida em segundos”, apontam também os três jovens. Para isso, pode escrever-se qual é a dúvida directamente na app ou até tirar uma fotografia ao exercício onde se tem dúvidas.
Em todo o caso, o projecto tem tido grande aderência. Arrancou há apenas cerca de três meses e a app já foi transferida mais de 100 vezes na Google Play Store e “chegou ao 6.º lugar da AppStore, dois dias após o seu lançamento”, como refere o Açoriano Oriental.
“Estamos a ser os primeiros no mundo a executar um projeto deste género”, notam os jovens ao Açoriano Oriental, falando de “um passo gigante na tecnologia de inteligência artificial”.
“Uma vez que os dois grandes objetivos do Grades Up sempre foram ajudar alunos que não têm capacidade financeira de usufruir de uma explicação e ajudar os alunos que têm certo receio de tirar as suas dúvidas em ambiente de sala de aula, o Grades Up SE pareceu uma ideia perfeita”, concluem.
Não é um explicador, mas dá respostas rápidas
Para perceber o potencial da app, o ZAP foi ver como funciona. E trata-se mais de uma forma de obter respostas rápidas a perguntas do que, propriamente, de ter acesso a explicações sobre matérias.
Apesar disso, pode ajudar a entender certos conceitos como “O que é o teorema de Pitágoras” e “o que é o bosão de Higgs”. E mesmo quando se colocam erros ortográficos, é capaz de reconhecer aquilo que queremos descobri.
Também responde a perguntas “como se faz arroz doce” e “como limpar nódoas de gordura da roupa” – só não sabemos se as dicas são certeiras e se o resultado final é o ideal.
Além disso, pode, igualmente, dar respostas para dúvidas mais filosóficas como “Deus existe?”. “A existência de Deus é uma questão de crença pessoal e não pode ser provada ou refutada”, garante a app.
Seria interessante colocarem o link de acesso à app: https://linktr.ee/gradesup 🙂
Caro leitor,
Obrigado pela sugestão, link acrescentado.