O Relógio do Apocalipse está mais perto do que nunca da meia-noite. Os ponteiros revelam que estamos a apenas 90 segundos da nossa aniquilação.
O Relógio do Juízo Final ou Relógio do Apocalipse tem vindo a fazer “tic tac” há 76 anos, enquanto calcula o quão perto a humanidade está de destruir o mundo. Esta terça-feira a hora foi atualizada e estamos a apenas 90 segundos da meia-noite. A humanidade nunca esteve tão perto da aniquilação total.
A principal responsável pelo mover do ponteiro é a guerra na Ucrânia. Ainda recentemente, o ex-Presidente russo Dmitry Medvedev avisou o mundo de que uma derrota da Rússia na guerra da Ucrânia pode desencadear uma guerra nuclear.
O relógio representa o risco de extinção da humanidade e tem em conta a possibilidade de um conflito nuclear, a crise ambiental e as guerras biológicas e cibernéticas.
O relógio não foi concebido para medir ameaças existenciais, mas sim para desencadear conversas sobre temas científicos como as alterações climáticas, de acordo com o Boletim de Cientistas Atómicos (BAS), que criou o relógio em 1947.
“Nós do Bulletin acreditamos que porque os humanos criaram essas ameaças, eles têm a capacidade de reduzi-las”, disse Rachel Bronson, presidente do BAS, numa conferência de imprensa.
It is now #90SecondsToMidnight.
Read the 2023 #DoomsdayClock Statement: https://t.co/13Y7tZUnZy pic.twitter.com/4jCuj5izda
— Bulletin of the Atomic Scientists (@BulletinAtomic) January 24, 2023
“O pior de tudo é que as ameaças veladas da Rússia de usar armas nucleares lembram ao mundo que a escalada do conflito – por acidente, intenção ou erro de cálculo – é um risco terrível. A possibilidade de que o conflito saia do controlo de qualquer pessoa permanece alta”, lê-se no anúncio citado pelo Daily Mail.
“As ações recentes da Rússia violam décadas de compromissos de Moscovo. Em 1994, a Rússia juntou-se aos Estados Unidos e ao Reino Unido em Budapeste, Hungria, para declarar solenemente que iria ‘respeitar a independência e soberania e as fronteiras existentes da Ucrânia’ e ‘abster-se de ameaça ou uso da força contra a integridade territorial ou independência política da Ucrânia’ […]”, acrescenta a nota.
O Doomsday Clock foi fundado por cientistas envolvidos no Projeto Manhattan, que levou às primeiras armas nucleares durante a Segunda Guerra Mundial.
Em 2022, o relógio ficou a 100 segundos da meia-noite, a posição mais próxima que alguma vez esteve.