A chuva forte que caiu no Porto neste sábado de manhã inundou várias ruas da baixa da cidade. Vive-se um verdadeiro “pandemónio”, com a circulação do metro afectada. A estação de São Bento teve mesmo que ser encerrada por ter ficado cheia de água.
Imagens que estão a ser divulgadas nas redes sociais mostram várias ruas do Porto inundadas, com lojas e cafés afectados e diversas vias encerradas ao trânsito.
Alguns testemunhos referem que em apenas 30 minutos de chuva, a baixa da cidade ficou inundada.
A zona em torno da Estação de São Bento está entre áreas afectadas e a chuva está mesmo a condicionar a circulação do Metro do Porto. A linha amarela esteve cortada, mas já foi reaberta.
Entretanto, a estação de metro de São Bento foi encerrada por ter sido inundada de água.
#FMA
Manhã complicada no Porto, Estação de Metro de São Bento:
©️Helena Raquel pic.twitter.com/p9AMd3ZfJm— Meteo Trás-os-Montes – Portugal (@MeteoTrasMontPT) January 7, 2023
Também há registo de inundações na zona do Campo 24 de Agosto e na Rua de Mouzinho da Silveira, entre outras.
🔴 Portugal | Man carried away by water in downtown Porto. #Portugal #rain #Flood #flooding #porto #news #BreakingNews #MauTempo
TELEGRAM JOIN 👉 https://t.co/anmxTr9HCh pic.twitter.com/NsTAEkEUsD— Top Disaster (@Top_Disaster) January 7, 2023
Agora são 13:41 aqui no Porto 🇵🇹
Pra entender um pouco das minhas tuitadas anteriores, no supermercado
Volume de chuva pela manhã foi muito forte e em pouco tempo
Isso é a menos de 2km de onde moro pic.twitter.com/kA0bzOPqv4
— Allan Robert (@allanrobertcm) January 7, 2023
Baixa do Porto um pandemónio com a chuva. Nunca vi igual pic.twitter.com/P6g4QaXB9f
— Hilikus, súbdito de D10S Messi (@_hilikus_) January 7, 2023
Tá impossível o Porto pic.twitter.com/lks4AxpvlX
— zɐƃıW 🥶🦅 (@Migaz21) January 7, 2023
A zona da Afurada, em Vila Nova de Gaia, também foi muito afectada pela chuva intensa.
150 pedidos de ajuda em menos de 2 horas
Em menos de duas horas, o concelho do Porto registou hoje 150 pedidos de ajuda por causa das inundações em habitações e vias públicas, principalmente na baixa da cidade, refere à Lusa fonte da Protecção Civil local.
A fonte do comando sub-regional de Emergência e Protecção Civil da Área Metropolitana do Porto explica que estes pedidos de ajuda foram registados entre as 12:00 e as 13:50.
Há várias vias encerradas ao trânsito devido à chuva intensa que se fez sentir desde o final desta manhã, confirma à Lusa fonte da polícia do Porto.
ZAP // Lusa
Lamentável toda esta situação pela qual a Cidade do Porto e os Portuenses estão a passar graças à falta de manutenção e ausência de prevenção intencionais, e as más políticas praticadas pelo Executivo do «Porto, o Nosso Partido/Porto, o Nosso Movimento/Aqui Há Porto».
O Porto virou Lisboa!
Quem houve o Presidente da Câmara pensa uma coisa a seu respeito, parece alguem, um exemplo, para quem vive ou trabalha na cidade do Porto a realidade é outra, é um enorme problema circular na cidade, saber como vai a onde quer ir, com tudo esburacado tudo em obras, uma cidade que ja nem vale a pena visitar.
Se o Presidente da Câmara fosse tao bom no excutivo como é a criticar os outros, e a chutar para o lado, nada disto acontecia.