Chuva forte e vento em diversas regiões do país, com o período crítico a começar à meia-noite desta sexta-feira.
A próxima madrugada deverá contar com problemas em diversos pontos do país, novamente devido ao mau tempo.
As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera apontam para chuva, vento e agitação marítima forte ao longo das próximas 48 horas.
O período crítico será entre a meia-noite e as 6h da manhã desta sexta-feira, com aguaceiros por vezes fortes no Centro, vale do Tejo e Alto Alentejo, mas que poderão estender-se ao Minho e Douro Litoral. Nos distritos do interior o aviso prolonga-se até às 12h.
O vento será intenso a partir da tarde, com rajadas até 60 km/h a partir do final da tarde. No Centro e no Sul deverão ocorrer trovoadas. A agitação marítima será forte a sul do cabo Carvoeiro, até ao final do dia.
A Agência Portuguesa do Ambiente acrescenta que as cheias deverão ter impacto em zonas historicamente mais vulneráveis, em particular na Bacia do Tejo (Sorraia).
Por isso, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil prevê inundações em zonas urbanas, cheias, instabilidade de vertentes, arrastamento para as vias rodoviárias de objectos soltos, estruturas móveis a soltarem-se e piso rodoviário escorregadio.
A autoridade deixa diversas recomendações: verificar escoamento das águas pluviais, evitar as zonas das cheias, fixar bem as estruturas, ter maior cuidado ao passar em zonas com árvores e junto a zonas ribeirinhas, conduzir com maior precaução.
Sugere também não atravessar zonas inundadas, não praticar actividades no mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar e estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.