Uma salva de prata trabalhada por Pablo Picasso, avaliada em cerca de 70 mil euros, foi roubada em Miami, no I Festival de Arte daquela cidade norte-americana, anunciou a polícia.
A peça, de 1956, intitulada “Visage aux Mains“, que desapareceu de uma das muitas salas da Art Miami, um festival realizado em Mimi em paralelo com o certame anual de Arte de Basileia, faz parte de uma série de 20 salvas de prata trabalhadas pelo artista espanhol.
“Participo em festivais de arte toda a minha vida e nunca fui roubado“, disse David Smith, proprietário da Leslie Smith Gallery, com sede em Amesterdão, ao Herald Miami.
A placa de 40 centímetros, que mostra uma cara rudimentar e as mãos, tinha sido instalada no Visor Art Miami na segunda-feira passada.
De acordo com Smith, um agente de segurança viu a placa durante rondas regulares na quinta-feira à noite, mas quando o colecionador chegou na sexta-feira de manhã, tinha desaparecido.
A placa foi a única peça que desapareceu da galeria, que apresenta outras peças mais valiosas, incluindo uma cerâmica também de Pablo Picasso avaliada em cerca de 297 mil euros, disse Smith.
O salão de exposição é vigiado 24 horas por dia, mas não há câmaras de segurança em todos os lugares, afirmou Frederica Burden, porta-voz da Polícia de Miami.
Está na altura de chamar ao local Horatio Caine para resolver o caso.
ZAP / Lusa