Vladimir Putin discursou esta quinta-feira no Fórum de Discussão Valdai, acusando o Ocidente de ser parte de um jogo “perigoso, sujo e mortal” e ter dado “vários passos em direção a uma escalada” da guerra na Ucrânia.
Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin, já tinha avisado para a importância do discurso do Presidente russo instantes antes. Peskov disse que era “o principal acontecimento do dia” e que o seu conteúdo era para ser “estudado, lido e relido”.
O líder do Kremlin fez jus aos avisos de Peskov e não poupou nas críticas ao Ocidente, em que diz não haver união.
“Estão a aumentar a tensão dos conflitos. Na Ucrânia, na tensão em Taiwan, estão a desestabilizar o mundo”, disse Putin, acusando ainda o Ocidente de ter destruído o gasoduto Nord Stream 2. “Tanto quanto se percebe não o fez de forma deliberada, não temos dúvida disso, mas é devido aos erros sistemáticos”.
Segundo Vladimir Putin, o Ocidente participa num “jogo perigoso, sangrento e sujo” e que têm sido “vários os passos no sentido de uma escalada”.
O líder russo criticou a cancel culture, considerando que o Ocidente “aniquila tudo o que é vivo e criativo” e “atrofia o crescimento do pensamento livre”.
“Vivemos uma crise monumental. A Humanidade tem duas opções: ou continuamos a acumular os problemas que certamente nos destruirá a todos, ou então temos de encontrar soluções para tornar o nosso mundo mais seguro”, afirmou Vladimir Putin.
“Cedo ou tarde, o mundo unipolar e o Ocidente têm de negociar. Quando mais cedo melhor”, acrescentou.
Putin lamentou o facto de o Ocidente insistir que não há alternativa à democracia, quando na realidade se referem “ao dito modelo liberal democrático ocidental”, rejeitando todas as outras formas de democracia “com desdém e arrogância”.
O Presidente russo diz ainda que a Europa não segue “valores religiosos” e que a “Rússia nunca vai tolerar que o Ocidente lhe diga o que fazer”.
“O Ocidente tenta introduzir noções bizarras ao mundo como as paradas e o casamento gay”, atirou Putin, defendendo os “valores tradicionais” e o “respeito por todos os povos”.
As críticas aos países ocidentais não ficaram por aqui. Putin salientou que há dois Ocidentes: “um cristão, com liberdade e patriotismo — e até islâmico” e outro “cosmopolita, agressivo e neoliberal”.
O Presidente russo referiu-se a uma “nova ordem mundial”, que deve ter como bases “a lei e a ordem”. Além disso, “o diálogo entre a Rússia e o Ocidente e outros centros de desenvolvimento irá tornar-se mais importante”.
Vladimir Putin alerta que esta década será a “mais perigosa, imprevisível e crucial desde o final da II Guerra Mundial”, acrescentando que o “Ocidente é incapaz de governar a Humanidade”, embora tente “desesperadamente” fazê-lo.
O termo ” Humanidade ” na boca deste psicopata é un insulto a todos os que desejam a Paz !
Eu vejo uma 3ª opção…..
Deixa o povo Ucraniano em paz e vai à tua vida.
E quando saíres limpa a porcaria que fizeste, e quando digo limpa, é no sentido de ajudares a reconstruir o que destruíste.
Mas quem é que Acredita num Psicopata Terrorista Nazi desta Espécie????
Então terá de ser a destruição total! Fod#-%$ cabr$%
Este palhaço pensava que a invasão da Ucrânia ia ser um passeio domingueiro. Levou nas trombas forte e feio, está a perder totalmente a guerra, tem o seu lugar em causa e agora ameaça com o fim do mundo?!
E é curioso que, quem chama ao que se passa na Ucrânia uma operação especial, venha agora evocar o fim da humanidade. É um passo considerável. Afinal, na Ucrânia nem sequer há guerra. É um traste que já deveria ter sido deposto pelos russos. Sim, os russos não são isto. Felizmente.
Atenção que este palhaço disse: o fim da humanidade ou negociações o mais depressa possível.
Este gajo está de mão estendida. Rebentou com o país todo. Em todos os discursos fala sempre das sanções económicas. A Rússia está com uma mão à frente e outra atrás. E quem a pôs assim foi este anormal.
Desde o princípio que eu digo que este sujeito está a ser afetado por alguma doença psiquiátrica . Ele pretende que as suas ideologias psicóticas sejam absorvidas pelos russos. É evidente que muitos ainda acreditam nestas idiotices. Cada mais se endeusa como sendo o único decidido a fazer a transformação mundial consoante os seus ideais. Uma das coisas que o afeta é o constrangimento permanente provocado pelo Ocidente que considera o pior de todos os males. Esta conduta que se transformou numa doença maníaca depressiva é acompanhada de um vitimização constante. A humanidade enfrenta um perigo que é este. Resta ao Ocidente preparar-se para impedir situações anómalas possam surgir.
“rejeitando todas as outras formas de democracia “com desdém e arrogância”.
Até fiquei na duvida e fui procurar o significado de “Democracia”. O dicionário Priberam diz:
1. Governo em que o povo exerce a soberania, directa ou indirectamente.
2. Partido democrático.
3. O povo, em oposição a aristocracia.
Mas para o Putin “Democracia” deve ter outro significado, “ditadura”.
Só um demente psicopata é que tem a coragem de falar em destruição total, como se ganhasse alguma coisa com isso.
A humanidade já sabia que um monstro governava a russia, mas escolheu olhar para o lado e agora levou-nos a esta triste situação!
Vejam lá se aprendem alguma coisa para começarem a fazer algo em relação à china antes que seja tarde demais!!!
Parem com a ganância porque se o mundo acabar acaba para todos tenham muito ou pouco!!!
cada vez mais perto da III Guerra Mundial , agora que a China e Coreia disseram que apoiam a Russia e que os EUA são os culpados do conflito , vamos ver como termina isto Infelizmente, mas podem me chamar Pessimista mas a muito que digo que se Prevê uma Nova Guerra Mundial.
É preciso ter lata para o senhor em questão fazer este tipo de discurso, sendo ele o responsável por uma invasão de um país vizinho em que a destruição só se verifica numa única direcção; ou seja, o invasor destrói sistematicamente o invadido, mas o invadido não pode destruir o invasor, no seu terreno, por causa da chantagem nuclear.
Estranha guerra esta.
Houve um tempo em que os politicos não mentiam tão descaradamente como agora. Putin é o rei da hipócrisia, não atinge o patamar de Hitler de momento, mas anda perto, tenta conquistar outros paises, assassina, rouba, mente… um autentico psicopata que chegou ao poder de um pais poderoso. O seu fim chegará breve e não terá uma velhice descansada para usufruir de tudo o que ele e os seus bandidos roubaram ao povo russo. Nem os seus descendentes o poderão fazer, pois mais cedo ou mais tarde o povo vai-se revoltar e ele terá o fim de Mossulini, ou Kadafi
O que Putin disse foi:
“A Humanidade tem duas opções: ou continuamos a acumular os problemas que certamente nos destruirá a todos, ou então temos de encontrar soluções para tornar o nosso mundo mais seguro.”
O que não é exatamente o que está no cabeçalho da notícia…
Mas vai dar ao mesmo !