Marques Mendes deixa conselho a Montenegro: Deve “deixar de falar do Chega”

3

Carlos Barroso / Lusa

Luís Marques Mendes

Marques Mendes vê António Costa Silva como o elemento mais fraco do atual elenco governativo.

Apesar da recuperação aparentemente do PSD nas intenções de voto, Luís Marques Mendes alertou Luís Montenegro para a possibilidade de este não se aproximar demasiado do Chega, sob pena de dar um “tiro no pé”. No seu habitual espaço de comentário na SIC, ao domingo à noite, o antigo presidente dos sociais-democratas aconselhou mesmo Luís Montenegro a “não falar” sobre o partido de André Ventura.

“O PSD tem um problema chamado Chega. Se o PSD falar muito do Chega e se der a perceção pública de que fará um entendimento com o Chegam então o PSD dá um tiro no pé. Criará problemas internos, afasta eleitores moderados do centro, porque desvia atenções dos erros do Governo. A melhor solução é não falar do Chega, como Luís Montenegro tinha prometido“, esclareceu o comentador.

No entanto, reconheceu a possibilidade de o PSD ganhar as próximas eleições legislativas caso mantenha o caminho que seguiu nos últimos tempos. “O PS levará 11 anos no poder e António Costa já não vai disputar as próximas eleições. Há uma grande oportunidade“.

Sem fugir às polémicas que o Governo socialista tem enfrentado nos últimos tempos, Marques Mendes apontou que o Governo “não teve estado de graça”. “Não surpreende. De um governo com maioria absoluta, esperava-se unidade, determinação, energia, espírito reformista. Encontramos divisão, desautorização, descoordenação, muitas polémicas e poucos resultados. Parece um Governo velho.”

O desgaste, segundo o comentador, “pode acentuar-se“, uma vez que o Governo vai enfrentar uma “crise social e económica”, que o vai obrigar a a adotar “medidas de austeridade, o que cria uma certa frustração” e que o “primeiro-ministro já não tem a mesma paciência, energia e autoridade“. Deixou ainda aberta a porta de saída para António Costa Silva, ministro da Economia.

“É um ministro com ideias, mas sem poder. Ou recupera autoridade ou então sai. O país precisa de um ministro da Economia forte.”

Ana Rita Moutinho //

3 Comments

  1. Deixem o Chega em paz. Quanto mais falam dele, mais ele cresce. Quando o PSD precisar dele, chama-o e pronto. Tal como foi feito nos Açores.

  2. Ui, o bicho papão do Chega… A esquerda é que nós tem salvado nos últimos anos… Rumo à Venezuela da Europa em que todos ganham o mesmo, quer seja professor, quer seja rsi!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.